Estado levará serviços e orientações sobre direitos à população em situação de rua

0
(Foto: Antonio Costa/Câmara Municipal de Curitiba)
Publicidade

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Justiça e Cidadania (Seju), da Educação (Seed), e do Trabalho, Qualificação e Renda (Setr), vai participar hoje (dia 18) de um mutirão de serviços voltados à população de rua, que ocorrerá das 9h às 17h na Praça General Osório, no centro de Curitiba.

A ação é organizada pelo Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) e o Movimento Nacional de População de Rua (MNPR) e faz referência ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, instituído como 19 de agosto.

As atividades tiveram início ontem (17), com o mutirão de serviços do Sistema de Justiça, vão até sábado (19), e contam também com a participação da Prefeitura de Curitiba, por meio da FAS (Fundação de Ação Social), universidades e organizações da sociedade civil.

“Há cerca de um mês, o Estado lançou uma campanha de sensibilização da situação de vulnerabilidade da população em situação de rua, agravada pelo frio intenso do inverno. Além disso, o Governo do Estado conta com uma série de políticas intersetoriais para atender esta população sempre na perspectiva da promoção da cidadania e da preservação dos direitos humanos”, ressaltou o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Além de fazer orientações sobre os direitos da população de rua e promover as campanhas de sensibilização do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua (Ciamp Rua-PR), a Seju levará também as equipes do Ceim (Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas) e do NETP-PR (Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas) para os atendimentos na praça.

A Secretaria estadual da Educação fará encaminhamento para vagas no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e também informará a população a respeito dos cursos de ensino profissionalizante disponibilizados pela pasta. A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (Setr), por meio da Agência de Trabalhador de Curitiba, também vai orientar sobre as políticas públicas nesta área.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui