Quando Chelsea, conheceu Amendoim, seu cavapoo, foi amor à primeira vista. “Ele é meu filho”, declarou, descrevendo o vínculo com o pet como “um dos relacionamentos mais importantes de minha vida.” Durante a covid, Chelsea adotou Amendoim. “É crucial compreender que os cães têm personalidades distintas e é necessário encontrar aquele que seja melhor para você”, explicou Chelsea. “Fui agraciada.”
A conexão deles é profunda, e a escolha de um cachorro ou outro animal de estimação muitas vezes se resume a um sentimento instintivo. Entretanto, cientistas da computação buscam minimizar a incerteza desse processo. Eles estão utilizando inteligência artificial para prever os tipos de personalidade de cães individuais, com o objetivo de fazer melhores combinações com humanos.
“Esses tipos de personalidade são definidos com base em atributos comportamentais, não na raça nem no gênero do cachorro”, explicou o Dr. Mohammad Amirhosseini.
A partir de registros comportamentais de mais de 70.000 cães da Universidade da Pensilvânia, os pesquisadores desenvolveram um algoritmo de IA para classificar os cães em cinco grupos – podemos até chamá-los de tipos de personalidade.
“Nosso modelo com melhor desempenho atingiu 99% de precisão, o que é extraordinário”, afirmou Amirhosseini.
Eles descobriram que os cães podem ser agrupados nas seguintes categorias:
- Animados e hiperconectados
- Ansiosos e temerosos
- Reservados e predatórios
- Reativos e assertivos
- Calmos e conciliadores.
Com essas informações, os pesquisadores esperam eventualmente prever os cães específicos – não apenas as raças – para uma variedade de tarefas, desde detecção de drogas até guiar os cegos e até mesmo interagir com crianças.
Atualmente, mais da metade dos cães inseridos em treinamento para trabalhos específicos, como segurança ou orientação, falham nestes programas.
“Se tivermos uma ideia sobre a personalidade do cachorro antecipadamente”, explicou Amirhosseini, “poderemos selecionar o cachorro certo para o trabalho certo.”
Ele expressou a esperança de que, um dia, a tecnologia de IA esteja prontamente disponível para ajudar famílias em busca de adotar um cachorro a encontrar aquele que seja perfeito para elas. Os pesquisadores almejam que, ao desenvolverem a ferramenta de IA, ela possa contribuir para criar adoções mais bem-sucedidas.