A Polônia foi o local da misteriosa descoberta de uma estrutura da era neolítica na década de 1990.
Arqueólogos descobriram mais vinte locais semelhantes a Stonehenge desde então. A seca deste ano resultou na descoberta de dois locais adicionais. Os dois designs, conhecidos como “rondelas”, foram encontrados em junho em um campo de trigo em Kaczków utilizando um robô, disse o paleólogo Borys Lovska à fonte de energia. O número marca a primeira oportunidade que as rondelas foram reconhecidos no local.
O que os especialistas sabem sobre a descoberta intrigante é o seguinte:
As estruturas, que os especialistas afirmam datar de mais de 6.000 anos e são chamadas de “rondelas” (do polonês rondels, que significa frigideira). Os arqueólogos dizem que as estruturas consistem tipicamente em muralhas e valas feitas de enormes pedras e madeira e foram construídas em um período de tempo relativamente curto entre 4850 e 4600 a.C. Os desenhos são freqüentemente contrastados com o Stonehenge da Inglaterra por sua forma e desenvolvimento concêntrico.
Os projetos recém-descobertos têm cerca de 25 metros de distância e são compostos por algumas trincheiras concêntricas – mais modestas do que as rodelas encontradas recentemente, disseram os pesquisadores. Eles provavelmente tinham paliçadas ovais no meio.
Embora a motivação por trás das rondelas permaneça até certo ponto em segredo, Lovska disse que os arqueólogos têm uma ideia de como os designs foram utilizados.
Lovska descreveu os destinos como o coração dos assentamentos neolíticos e disse que eles foram utilizados como zonas alfandegárias ou formais. Há também evidências de que as estruturas foram utilizadas como observatórios astronômicos, locais de reunião da comunidade ou locais de culto.
Lovska disse que tem se concentrado no local a partir de 2021, mas tem se concentrado em outras estruturas amadurecidas no Neolítico.
Diferentes desenhos, conhecidos como casas compridas, são estruturas de pontos de apoio trabalhadas como um trapézio prolongado, segundo Lovska. As casas desenvolveram-se em torno de uma questão essencial atribuída pelas duas rondelas.
Kaczków fica a cerca de 30 milhas a sudoeste de Varsóvia.