Pacientes que utilizam Ozempic e Wegovy podem estar mais propensos a desenvolver uma doença ocular grave, conhecida como neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (Naion), que pode resultar em cegueira e a outro problema paralisia do estômago.
Mas vamos mostrar a descoberta foi publicada na quarta-feira na revista Jama Ophthalmology. No entanto, os autores do estudo destacam a necessidade de mais pesquisas para confirmar a relação entre esses medicamentos e os problemas de visão.
A Naion é uma condição que afeta o nervo óptico, responsável por transportar sinais do olho ao cérebro. Quando o fluxo sanguíneo para o nervo óptico é reduzido ou bloqueado, pode ocorrer perda súbita de visão.
Esta é a segunda doença mais comum do nervo óptico nos EUA, afetando até 10 em cada 100.000 pessoas, e é uma das principais causas de cegueira súbita. Não há tratamento conhecido para essa condição.
O estudo analisou registros médicos de mais de 16.800 pacientes na área de Boston ao longo de seis anos. Nenhum dos pacientes foi inicialmente diagnosticado com Naion.
A pesquisa focou em cerca de 1.700 pacientes com diabetes, sobrepeso ou obesidade, comparando os resultados após 36 meses entre aqueles que receberam semaglutida e os que não receberam. A semaglutida é o ingrediente ativo do Ozempic e do Wegovy.
Entre os pacientes com diabetes que receberam semaglutida, 17 desenvolveram Naion, uma taxa mais de quatro vezes maior do que aqueles que não usaram o medicamento.
No grupo com obesidade, 20 pessoas desenvolveram a doença após o uso de semaglutida, uma taxa sete vezes maior.
Embora esses resultados sejam preocupantes, os pesquisadores alertam que, por se basearem em uma análise de dados existentes, não podem afirmar com certeza que a semaglutida causa Naion.
Um grande ensaio clínico randomizado e controlado é necessário para confirmar essa ligação.
Pessoas com diabetes tipo 2 já enfrentam um risco maior de problemas de visão, incluindo Naion e retinopatia diabética, esta última sendo a principal causa de cegueira em adultos devido a danos na retina causados por altos níveis de açúcar no sangue.
Além disso, condições como apneia do sono e hipertensão, comuns em pessoas obesas, também aumentam o risco de Naion.
Embora o estudo sugira uma possível ligação entre o uso de Ozempic e Wegovy e a Naion, ainda são necessárias pesquisas adicionais para estabelecer uma relação definitiva. Pacientes que utilizam esses medicamentos devem estar cientes dos possíveis riscos e discutir quaisquer preocupações com os médicos.