21.1 C
Paraná
sábado, dezembro 21, 2024
spot_img
InícioEconomiaExportações de produtos de outros estados pelo Porto de...

Exportações de produtos de outros estados pelo Porto de Paranaguá crescem 70%

spot_img

O volume de exportações de outros estados pelo Porto de Paranaguá aumento de 6,6 milhões para 11,3 milhões de Toneladas nos últimos cinco anos, representando um crescimento de 70% e se consolidado como rota de escoamento de cargas de diversos estados brasileiros, principaldamente da região Sul e Sudeste.

Os dados, referentes ao período de janeiro a agosto, foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e organizados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Além do aumento no volume exportado, houve um salto no valor das mercadorias movimentadas.

Em 2019, o total exportado por outros estados via Porto de Paranaguá somou US$ 3,2 bilhões, enquanto em 2024 esse número alcançou US$ 7,9 bilhões, um crescimento nominal de 143%, desconsiderando a inflação de 36% no período.

Outro dado relevante é a ampliação no número de estados que utilizam o porto para suas exportações. Em 2019, 20 estados, além do Paraná, escoaram produtos por Paranaguá. Em 2024, esse número subiu para 26, destacando o papel crescente do terminal no cenário nacional.

Em meio à crescente concorrência entre os portos brasileiros, o aumento nas exportações pelo Porto de Paranaguá ressalta a eficiência logística, favorecida pela integração com modais rodoviário e ferroviário, que conectam o Paraná a outras regiões do país.

Na movimentação total de cargas, incluindo os produtos paranaenses, as exportações pelo Porto de Paranaguá, entre janeiro e agosto, somaram 27,3 milhões de toneladas, segundo os dados da Secex.

Excluindo o Paraná, o Mato Grosso do Sul foi o estado que mais demandou a estrutura do Paraná nos oito primeiros meses de 2024. O estado do Centro-Oeste, que não dispõe de porto marítimo, escoou 5,1 milhões de toneladas pelos terminais paranaenses. Na comparação com 2019, quando o Mato Grosso do Sul exportou 2,4 milhões de toneladas por Paranaguá, o crescimento é de 105%.

Apesar de dispor de um grande complexo portuário, São Paulo é o segundo estado, além do Paraná, que mais utilizou o Porto de Paranaguá para o escoamento de produtos. Foram 2,5 milhões de toneladas entre janeiro e agosto deste ano, o que representa um aumento de 175% em relação às 917 mil toneladas exportadas em 2019.

Na sequência estão Mato Grosso (1,4 milhão de toneladas), Goiás (1,1 milhão de toneladas), Santa Catarina (641 mil toneladas), Rio Grande do Sul (148 mil toneladas) e Minas Gerais (103 mil toneladas).

No geral, os produtos mais exportados pelos outros estados por Paranaguá são os grãos, que totalizaram entre janeiro e agosto 4,4 milhões de toneladas escoadas. Açúcares (2,6 milhões de toneladas), alimentos para animais (1,7 milhão de toneladas) e carnes (791 mil toneladas) foram os outros produtos mais exportados por outras unidades da Federação via Porto de Paranaguá.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui