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terça-feira, novembro 5, 2024
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Geração Z demite o professor para o aprendizado

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Barbara Petitt

Recentemente, tive que instalar uma nova impressora e meu primeiro pensamento foi ler o manual. Meu filho adolescente, de uma geração nascida com telefones nas mãos, optou pelo YouTube. Adivinha quem acabou instalando essa impressora?

Existe um nome para esse conceito: microaprendizado. Sabemos há muito tempo que nossas mentes só podem absorver muito. Segundo o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, esquecemos 90% das informações que consumimos em sete dias. No entanto, dividindo nossa ingestão em rajadas de cinco a 20 minutos – e usando meios mais imersivos, como podcasts ou vídeos – nossa retenção é maior.

A Geração Z nos ensinou que esse aprendizado é mais condizente com nossas vidas ocupadas. Esta geração jovem tem uma taxa muito maior de posse de telefones celulares: cerca de 96% das pessoas de 18 a 29 anos possuem um, em oposição a 61% das pessoas com mais de 65 anos, de acordo com o Pew Research Center. E quando a Geração Z está em seus telefones, eles estão muito neles, com um em cada quatro gastando mais de cinco horas por dia em seus dispositivos, de acordo com pesquisa realizada pela IBM e pela National Retail Federation. Eles usam telefones frequentemente para auto-educação, com 36% usando dispositivos para fazer trabalhos escolares e 28% para aprender coisas novas.

A microaprendizagem pode ser usada com praticamente qualquer tópico. Se você deseja trocar o óleo do seu carro, dezenas de vídeos esperam por você para mostrar como. Se você quiser aprender francês, o Duolingo fará com que você converse com um funcionário digital para pedir uma baguete em uma padaria parisiense. Se você quiser falar sobre um tópico específico, as TED Talks estão à sua disposição.

Esse tipo de aprendizado pode ser amplificado por aplicativos de memória como o Anki. Digamos que você esteja estudando para uma prova. Você quer lembrar pontos críticos dos materiais. Você simplesmente cria flashcards digitais, e o algoritmo irá questioná-lo nos dias que antecedem o exame, usando repetição espaçada para reforçar seu conhecimento.

Pense nisso como a construção de uma trilha na floresta. Sob o aprendizado tradicional, você percorreria o caminho com tanta frequência que exigiria que você o reconstruísse toda vez que voltasse. Por meio da microaprendizagem, você percorre o caminho regularmente, com a repetição impedindo que a vegetação cresça ali e gravando a rota em sua memória.

A beleza é que é fácil, gasta pouco tempo e muitas vezes é gratuito. Você pode mergulhar o dedo do pé em qualquer lugar, sabendo que pode fugir se não for para você.

Comece com o que você quer aprender e qual é o seu objetivo. Digamos que você precise aprender alguma química orgânica básica para trabalhar com um novo cliente para o qual foi designado. Você pode encontrar um YouTuber que oferece tutoriais, como o Tutor de Química Orgânica, para mantê-lo atualizado.

Um ataque de instruções do Excel não é o mais fácil de digerir, especialmente se você não for proficiente no Microsoft Office. Para ajudar, você pode pagar por nanocursos de um especialista como Miss Excel.

Talvez seu trabalho exija uma gama de conhecimentos de conversação, em vez de uma especialização específica. Talvez você precise saber um pouco sobre marketing, gerenciamento de produtos e segurança cibernética para não ficar pasmo nas reuniões. Você pode passar 20 minutos no LinkedIn Learning uma vez por dia para entender os principais elementos dessas disciplinas.

A microaprendizagem vai além de apenas adquirir habilidades de carreira; também é essencial para a aprendizagem ao longo da vida. Se você quer ser mais saudável, por exemplo, pode seguir influenciadores de mídia social que modelam e dão dicas para levar um estilo de vida mais saudável. Um bom exemplo disso é a conta do Instagram @eatinghealthytoday, que mostra como fazer refeições saudáveis ​​em menos de um minuto.

À medida que o metaverso se desenvolve nos próximos anos, esse modo de aprendizado provavelmente se tornará mais experimental. Pense em usar a realidade virtual (VR) para visitar a Grécia antiga e ouvir Sócrates. Uma experiência completa de corpo e mente, direcionada a todos os sentidos, o ajudará a lembrar o que ele diz.

Isso não é ficção científica. Algumas empresas já estão usando VR, por exemplo, quando é difícil treinar funcionários a partir de um manual. Digamos que um varejista queira que sua força de vendas aprenda a lidar com clientes irritados. Usar a RV para fazê-los praticar como acalmar um cliente aparentemente real com problemas específicos abre caminhos para aprender que um texto simples não pode. Também é mais eficaz e eficiente do que realizar longas sessões de role-playing em uma sala de conferência, permitindo que departamentos inteiros aprendam de uma só vez, inclusive em suas mesas ou em casa.

Quanto mais velhos ficamos, mais avessos tendemos a mudar nossos hábitos. Talvez aplicativos e mídias sociais pareçam fora do seu domínio e você pense que o microlearning não é para você. Mas não se assuste com a tecnologia; esse é apenas um aspecto do microlearning. Na verdade, você tem usado microlearning toda a sua vida.

Quando você aprendeu a andar de bicicleta, você não recorreu a um manual. Você aprendeu experimentalmente através de repetidas tentativas de descer a calçada. A microaprendizagem de hoje não é muito diferente. Você está simplesmente usando a tecnologia para chegar lá mais rápido – da mesma forma que usou aquela bicicleta para se mover mais rapidamente para o playground.

Barbara Petitt é diretora-gerente de aprendizado profissional do CFA Institute.

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