InícioSaúdeHospital do Câncer vai construir nova unidade em Londrina

Hospital do Câncer vai construir nova unidade em Londrina

spot_img

A administração do Hospital do Câncer de Londrina, em conjunto com o prefeito Marcelo Belinati e a deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR), anunciou hoje a construção de uma nova unidade do HCL. O edifício será erguido em um terreno na Zona Leste de Londrina, cedido pela Prefeitura, com aporte financeiro do governo federal e será exclusivamente voltado para o tratamento de pacientes em cuidados paliativos. Um montante de R$ 12 milhões do governo federal já está garantido, conforme divulgado em portaria do Ministério da Saúde em dezembro do ano passado, esforço articulado pela deputada Luísa.

O comunicado foi feito nesta manhã em uma cerimônia na sede do HCL, contando também com a presença do secretário de Saúde Felippe Machado, dos diretores do HCL Mara Fernandes (gestora Executiva), Nivaldo Benvenho (secretário-geral) e outros dirigentes, além de autoridades e lideranças. “Na Região Sul do País, somos o hospital com o maior número de leitos em cuidados paliativos, totalizando 36 leitos. Estaremos ampliando para mais 60 leitos, uma contribuição de extrema importância”, informou Mara Fernandes.

A futura unidade do HCL será construída em um terreno de mais de 25 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura e aprovado pela Câmara de Vereadores. “É uma obra de amor, de sensibilidade. O diagnóstico de câncer é um sofrimento imenso para o paciente e seus familiares. Essa unidade de cuidados paliativos visa justamente proporcionar amor, carinho, atenção e solidariedade. Precisamos cuidar dessas pessoas para que tenham, nesse momento, um pouco mais de qualidade de vida”, afirmou o prefeito Marcelo Belinati.

A deputada Luísa Canziani, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Cuidados Paliativos da Câmara dos Deputados, destacou que o Brasil ocupa o terceiro pior lugar no mundo para morrer. “Precisamos mudar isso. Devemos garantir dignidade a todos, cuidando com atenção e sem deixar ninguém para trás”, salientou. O HCL atua como referência para 166 municípios do Paraná e atendeu mais de 1,2 milhão de pessoas no ano passado, representando cerca de 2,5 mil atendimentos diários, sendo mais de 90% realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital oferece serviços de cuidados paliativos há aproximadamente uma década, com uma unidade de internação própria e equipe multidisciplinar. “Além do cuidado diário e do tratamento personalizado, desenvolvemos diversas atividades para promover a dignidade de nossos pacientes e familiares”, explicou a diretora Mara Fernandes.

O secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, ressaltou o compromisso do HCL com a sociedade e a notável capacidade de gestão do corpo técnico e diretivo do hospital. Ele destacou a importância de apoiar iniciativas que ampliem serviços subfinanciados pelo SUS e elogiou Londrina por ser uma referência em cuidados paliativos para pacientes com câncer, mérito atribuído ao HCL.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui