15.9 C
Paraná
domingo, junho 23, 2024
InícioCiênciaImagem da Terra é capturada por sonda lunar

Imagem da Terra é capturada por sonda lunar

spot_img

Uma imagem verdadeiramente impressionante do nosso planeta foi tirada pelo módulo lunar Hakuto-R do Japão poucos dias antes de colidir com a superfície da lua na terça-feira, 25 de abril. mostra a Terra empoleirado no horizonte lunar como uma bola de gude perfeitamente azul. A sombra da lua deve ser visível ignorando a Austrália, que estava encontrando uma sombra totalmente orientada para o sol naquele ponto (20 de abril).

Hakuto-R partiu a bordo de um foguete EspaçoX Ave de rapina 9 como um componente da organização espacial privada ispace com sede em Tóquio, objetivo central 1 em dezembro passado. Se tivesse dado certo, teria direcionado a principal especialidade comercial para pousar na lua. Infelizmente, isso não iria acontecer.

Recentemente, Hakuto-R fez sua última metodologia em direção à superfície lunar. Para alcançar sua posição na órbita da lua, ele viajou 879.000 milhas (1,4 milhão de quilômetros). O Posto do Washington previamente informou que os controladores de solo perderam contato inesperado com a nave quando ela começou sua descida de 60 milhas (100 quilômetros). Os controladores da missão chegaram à conclusão de que a espaçonave não havia pousado como planejado após minutos frenéticos.

Durante a transmissão ao vivo, Takeshi Hakamada, fundador e CEO da ispace, afirmou: “Temos que assumir que não conseguimos completar o pouso na superfície lunar.” Investigações posteriores descobriram que Hakuto-R provavelmente ficou sem combustível para diminuir a queda do aparato espacial enquanto ele se movia em direção ao solo.

A espaçonave privada Hakuto-R não é a primeira a pousar na lua. A sonda Beresheet, uma joint venture entre a empresa aeroespacial israelense Indústrias Aeroespaciais de Israel e a israelense EspaçoIL, colidiu com a superfície lunar em 2019 devido a um giroscópio com defeito durante o procedimento de frenagem. Apesar disso, a sonda ainda pode ter levado acidentalmente os primeiros tardígrados à lua. Pousos “suaves” na lua só foram feitos por sondas construídas por agências governamentais da China, Rússia e Estados Unidos até o momento.

A abordagem de Hakuto-R fornecerá dados valiosos para futuras missões e, apesar de seu destino, produziu algumas das imagens mais impressionantes já obtidas em órbita lunar. E serão muitos: as viagens à lua da Índia, Rússia e EspaçoX estão programadas para o final deste ano, e a ispace planeja lançar mais duas missões lunares em 2024 e 2025.

Durante o webcast de Haruto-R, Hakamada afirmou: “Já alcançamos muitas coisas durante esta Missão 1.” Ele acrescentou: “Continuaremos avançando”, em um comunicado posterior.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui