Um dos robôs da NASA em Marte tirou uma última selfie ao desligar para sempre.
A agência divulgou uma foto da sonda InSight Lander coberta de poeira marciana vermelha na segunda-feira, juntamente com um anúncio de que os braços do robô em breve serão colocados em uma “pose de aposentadoria” quando começar a encerrar as operações para sempre, de acordo com um comunicado de imprensa. Como seus painéis solares estão cobertos de poeira, produz menos energia. Como tal, não poderá desempenhar as funções habituais nos próximos meses.
Quando comparado com sua primeira selfie tirada em 6 de dezembro de 2018, você pode realmente ver a diferença que alguns anos em Marte sem vácuo podem fazer com um módulo de pouso. A informação é do portal do Daily Beast.
A InSight foi lançada no Planeta Vermelho em 5 de maio de 2018 e pousou seis meses depois como parte de uma missão para estudar o interior profundo de Marte. Ao longo de seus mais de quatro anos, a InSight coletou dados valiosos sobre a atividade sísmica no planeta. De fato, detectou o primeiro terremoto em outro planeta e, desde então, registrou mais de 1.300 “terremotos marcianos”.
A sonda também foi capaz de coletar dados sobre os padrões climáticos do Planeta Vermelho, sobrevivendo a várias tempestades de poeira e vento nos últimos anos. As informações ajudarão a orientar futuras missões a Marte, incluindo esforços de colonização nas próximas décadas. A agência disse que o módulo de pouso está programado para entrar em um modo de menor consumo de energia em um esforço para continuar detectando eventos sísmicos em julho de 2022 e encerrará oficialmente as operações em dezembro de 2022.
A InSight pode ficar tranquila, pois suas descobertas científicas sobreviverão a ela e continuamos nossos esforços para colonizar o sistema solar. Felizmente, da próxima vez que formos a Marte, alguém se lembre de levar um espanador.