10.8 C
Paraná
terça-feira, setembro 17, 2024
spot_img
spot_img
InícioDestaquesNarcisistas adoram dizer isso para defender o mau comportamento

Narcisistas adoram dizer isso para defender o mau comportamento

spot_img

Dr. Ramani Durvasula é um psicólogo clínico e autor especializado em comportamentos narcisistas e ajuda as pessoas a reconhecer os sinais reveladores de abuso em relacionamentos narcisistas. Em um vídeo recente em seu canal no YouTube, ela destaca um refrão comum que os narcisistas usam para normalizar seu mau comportamento com um amigo ou parceiro: “Ninguém é perfeito”. A informação é da publicação Mens & Health.

Como explica Ramani, o maior desafio com esta afirmação é que por si só é impossível argumentar, porque é verdade.

“Perfeição é uma palavra sem sentido quando se trata de entender os seres humanos e as relações humanas”, diz ela. “Dizer que ninguém é perfeito é como dizer que o sol está quente… A questão é que essa ideia de ‘ninguém é perfeito’ também é frequentemente usada em relacionamentos narcisistas como uma forma de desculpar grandes erros como infidelidade ou grandes mentiras ou traições. “

Quando um narcisista usa isso como uma frase de habilitação, colocando suas ações nocivas específicas no contexto de um truísmo universal, perpetua ainda mais o gaslighting que provavelmente já está acontecendo em um relacionamento. E se o parceiro do narcisista é uma pessoa empática que tenta ver o argumento de ambos os lados, essa defesa pode funcionar como uma tática de distração.

“Isso fornece à pessoa narcisista uma justificativa rápida, a luta se afasta da mentira ou do abuso e passa para uma discussão de ‘ninguém é perfeito’”, diz ela. “Isso coloca você em um catch-22… Se você disser algo como ‘isso não é verdade, eu sou perfeito’, isso não vai funcionar porque você também não é perfeito. Se você lutar contra a premissa perfeita de ninguém, você são mais propensos a serem recebidos com desprezo ou zombaria… Então toda a conversa se transforma em eles pintando você como um crente hipócrita em sua própria perfeição.”

Isso se torna um problema ainda maior quando é reforçado por pessoas de fora do relacionamento que podem estar tentando oferecer apoio ou conselhos, deixando a vítima se sentindo como se não fosse razoável.

Em qualquer tipo de relacionamento, se alguém vem até você com a defesa “ninguém é perfeito”, Durvasula recomenda fazer algumas perguntas a si mesmo. Quão prejudicial foi o que eles fizeram? Esse mau comportamento é único ou repetido como parte de um padrão? E seu parceiro está se esforçando para mudar para não cometer o mesmo erro novamente?

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui