17.5 C
Paraná
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img
InícioDestaquesFoguete vai colidir com a lua em 4 de...

Foguete vai colidir com a lua em 4 de março. Você será capaz de assistir?

spot_img

Astrônomos avistaram um OVNI no espaço profundo, não são alienígenas, mas provavelmente um corpo de foguete de origem terrestre. Mas qual foguete é? Como foi parar lá? E por que ele vai atingir a lua? A informação é do portal Cincinnati.com, escrita pelo astrônomo Dean Regas.

Visto pela primeira vez em 2015, os astrônomos pensaram que o objeto poderia ser um asteroide próximo da Terra, um pedaço natural de rocha ou metal que ocasionalmente se aproxima do nosso planeta. Mas outras observações revelaram que era um corpo descartado de um foguete.

O objeto misterioso foi então esquecido até o mês passado, quando um astrônomo, Bill Gray, determinou que estava em rota de colisão com a lua. Gray calculou que o antigo foguete atingiria a superfície lunar em 4 de março de 2022.

Qual foguete é?
Existem toneladas de corpos de foguetes descartados no espaço e a maioria de seus caminhos são conhecidos. Gray primeiro assumiu que era um foguete SpaceX Falcon 9 lançado em 2015 que levou um satélite ao espaço, mas não tinha combustível suficiente para retornar à Terra. Mas o engenheiro da NASA Jon Giorgoni descobriu que o foguete misterioso não poderia ser da SpaceX.

Então o que é?

Agora, os astrônomos acreditam que o culpado mais provável é um foguete chinês Longa Marcha 3C, que lançou a espaçonave Chang’e-5 T1 em 2014.

Se for verdade, o corpo do foguete Longa Marcha 3C está circulando ao redor do sistema solar há mais de sete anos. Lentamente, ele foi atraído para a gravidade da lua e colidirá com o outro lado da lua a cerca de 5.700 milhas por hora.

Seremos capazes de assistir ao acidente?
Infelizmente, uma vez que atingirá um lado da lua não visível da Terra, não poderemos observar a explosão com telescópios de quintal. Em vez disso, os astrônomos esperam testemunhar a queda usando naves robóticas orbitando a lua. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA e o Chandrayaan 2 da Índia podem estar posicionados para observar o local do impacto e, esperançosamente, o próprio acidente.

Embora a superfície da lua tenha muitas crateras, é extremamente raro ver algo atingir a lua. Muito poucos impactos foram fotografados da Terra, mas uma pesquisa recente de imagens de LRO feitas ao longo do tempo revelou mais de 200 novas crateras de impacto.

O programa de Monitoramento de Impacto Lunar da NASA observa as partes escurecidas da lua em busca de flashes de luz – sinais indicadores de um meteorito impactante que atingiu a superfície lunar a 45.000-160.000 milhas por hora.

Como esse objeto misterioso impactará a lua? Qual o tamanho da cratera que ele fará? Sintonize em 4 de março para ver a explosão. Mantenha-se atualizado em nasa.gov.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui