25.1 C
Paraná
quinta-feira, julho 25, 2024
spot_img
InícioParanáInverno chega a Curitiba

Inverno chega a Curitiba

spot_img

A estação mais fria do ano bate à porta dos paranaenses. O inverno 2023 tem início oficial nesta quinta-feira (20 de junho), às 17h51, estendendo-se até 22 de setembro, quando então dará lugar à primavera. Apesar de a temperatura média ficar 1°C a 2°C acima do normal devido aos efeitos do La Niña, o estado viverá episódios de frio intenso, com possibilidade de geadas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

Na Região Metropolitana de Curitiba, os termômetros oscilarão entre 9,5°C e 23,3°C. As mínimas mais baixas serão registradas no Sul, com médias entre 8,1°C e 23,2°C e mais casos de geada. Já o Norte e Oeste terão picos acima de 28°C.

O meteorologista Reinaldo Kneib explica que o inverno paranaense é marcado por menor volume de chuvas, favorecendo a passagem de frentes frias e a entrada de massas de ar polar seco, o que causa acentuada queda nas temperaturas em 24 a 48 horas. “Teremos mais massas de ar frio que no ano passado, mas de curta duração. Nesses períodos, o tempo será parecido com o outono, inclusive com veranicos.”

Julho e agosto tendem a ser os meses mais secos, com chuvas voltando a partir de meados de setembro com o aquecimento atmosférico. Assim, a precipitação acumulada deve ficar um pouco abaixo da média. “É típico da estação a ocorrência de nevoeiros que, no entanto, se dissipam com a elevação da temperatura diurna”, afirma Kneib.

No primeiro dia do inverno, a quinta (20 de junho), as condições climáticas variam no estado. Tempo quente, seco e ensolarado no Norte; chuvas pontuais no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul; e estabilidade com tardes agradáveis nas demais áreas. As mínimas previstas são 13°C em União da Vitória e as máximas podem bater 30°C em Umuarama, Maringá e Paranavaí.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui