8.7 C
Paraná
terça-feira, maio 28, 2024
InícioTecnologiaIsso cheira a phishing! Especialistas em segurança cibernética explicam...

Isso cheira a phishing! Especialistas em segurança cibernética explicam o que os golpes de phishing estão tentando fazer

spot_img

É fácil supor que você nunca cairia em um golpe de phishing, mas mais pessoas do que você imagina se tornam vítimas desses crimes cibernéticos a cada ano. Caso em questão: o Internet Crime Complaint Center do FBI descobriu que os americanos perderam US$ 57 milhões em golpes de phishing somente em 2019. Informações do portal yahoo!

Existem milhares de golpes de phishing lançados todos os dias, de acordo com a Federal Trade Commission (FTC), aumentando o risco de você se tornar um alvo. A melhor maneira de se proteger desses ataques online é entender o que são e o que os golpes de phishing estão tentando fazer. E, claro, você precisa de bons sistemas para se proteger.

Softwares como o Malwarebytes Premium podem ajudar. Ele ajuda a fornecer proteção 24 horas por dia, 7 dias por semana contra uma série de ameaças online significativas, incluindo golpes de phishing, ransomware, malware e vírus antes mesmo de chegarem até você. O Malwarebytes Premium também ajuda a protegê-lo contra o acesso a sites maliciosos, além de golpes online e ataques de phishing projetados para roubar suas informações confidenciais.

Mas por que você precisa se proteger de golpes de phishing? E o que, exatamente, os golpes de phishing podem fazer? Especialistas em segurança cibernética detalham.

O que são golpes de phishing, novamente?
“Phishing é a prática de enviar comunicações que se passam por uma parte respeitável e afirmam vir dessa parte, a fim de induzir os destinatários a tomar alguma ação que eles não fariam se soubessem a verdadeira identidade do remetente da mensagem”, explica Joseph Steinberg. , especialista em segurança cibernética e consultor de tecnologias emergentes, disse ao Yahoo Life. Portanto, um golpe de phishing pode fazer você pensar que uma mensagem está vindo de uma pessoa ou instituição em que você confia, como seu banco ou seu serviço de streaming de vídeo favorito, quando na verdade é obra de criminosos cibernéticos.

Os golpes de phishing geralmente contam uma história para induzi-lo a clicar em um link ou abrir um anexo, explica a FTC. Esses e-mails e textos podem dizer ou incluir coisas como:

Eles notaram alguma atividade suspeita ou tentativas de login em sua conta

Eles alegam que há um problema com sua conta ou suas informações de pagamento

Eles dizem que você deve confirmar algumas informações pessoais

Eles incluem uma fatura falsa

Eles incentivam você a clicar em um link para fazer um pagamento

Eles dizem que você é elegível para se registrar para um reembolso do governo

Eles oferecem um cupom para alimentos gratuitos

“Os golpes de phishing são uma questão de números”, disse o especialista em tecnologia e segurança cibernética Chuck Brooks, presidente da Brooks Consulting International, ao Yahoo Life. “Basta algumas pessoas clicarem entre milhares para que os esforços dos cibercriminosos sejam bem-sucedidos.”

O que os golpes de phishing estão tentando fazer?
Os golpes de phishing estão tentando obter suas informações privadas, como seu número de seguro social ou conta bancária. Normalmente, os golpes de phishing tentarão fazer com que você forneça credenciais “que podem ser usadas para fazer login em alguma conta, revelar informações privadas que podem ser usadas para roubo de identidade, fornecer números de cartão de crédito ou informações de contas bancárias, emitir um pagamento ou clicar em um link que instala malware”, diz Steinberg.

Infelizmente, os golpes de phishing estão ficando cada vez mais populares. “O phishing se tornou a arma preferida de muitos hackers para se enriquecer”, diz Brooks.

Como se proteger de golpes de phishing
A FTC recomenda tomar algumas medidas para se proteger de golpes de phishing:

  1. Instale o software de segurança em seus dispositivos. Softwares como o Malwarebytes Premium podem proteger você e suas informações confidenciais. A FTC sugere configurar o software para atualizar automaticamente para que possa lidar com quaisquer novas ameaças de segurança.
  2. Configure o software do telefone e do computador para atualizar automaticamente. Essas atualizações podem ajudar a protegê-lo contra ameaças de segurança.
  3. Use a autenticação multifator. A autenticação multifator fornece segurança extra ao enviar duas ou mais credenciais para fazer login em sua conta, como sua senha e responder a uma pergunta de segurança exclusiva para você. A autenticação multifator torna mais difícil para os golpistas fazerem logon em suas contas se eles conseguirem seu nome de usuário e senha, de acordo com a FTC.
  4. Faça backup de seus dados. Certifique-se de que esses backups não estejam conectados à sua rede doméstica, de acordo com o FTC. Isso geralmente significa copiar os arquivos do seu computador para um disco rígido externo ou armazenamento em nuvem.

Golpes de phishing são comuns, mas você não precisa ser vulnerável. Tomar as medidas certas pode ajudar muito a protegê-lo agora e no futuro.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui