Em janeiro de 2021, me mudei para uma nova casa com minha família, sem jardim e um imenso terreno. É justo descrevê-lo como um jardim com uma casa anexa (uma pequena casa com um grande quintal), que parecia um sonho tornado realidade para nós. Felizmente, a própria casa estava pronta para morar. No entanto, o jardim era uma bagunça. Ervas daninhas e um gramado abandonado cresciam em um solo que poderia ser comparado ao concreto. No entanto, para mim, era uma lousa em branco que eu mal podia esperar para trazer à vida, tudo sem cavar. Em vez de esmagar o solo em pedaços com um leme ou espátula, deixo a natureza fazer o trabalho. Além de salvar minhas costas, as vantagens da jardinagem sem escavação incluem muito menos ervas daninhas para arrancar e um jardim muito mais saudável. Veja como funciona e por que você deve experimentá-lo em seu próprio quintal. A informação é da publicação Better homes and Gardens.
Embora possa parecer contra-intuitivo cultivar um jardim sem cavar, reserve um momento para considerar como as florestas e os prados crescem na natureza sem a nossa ajuda. Lixo de folhas e detritos de árvores, gramíneas e outras plantas caem no chão onde se acumulam, formando um manto de matéria orgânica. É a matéria orgânica que alimenta o solo e o ecossistema que vive no solo.
Animais como pássaros, vermes, insetos e toupeiras, juntamente com micróbios (pense em fungos e bactérias) atuam como engenheiros do ecossistema. À medida que essas criaturas passam suas vidas diárias comendo, depositando cocô, reproduzindo, movendo sementes e escavando túneis, elas naturalmente arejam o solo e ajudam a transformar a matéria orgânica em solo escuro e denso em nutrientes comumente chamado de húmus.
Coletivamente, plantas, animais e micróbios funcionam como um ecossistema ou comunidade biológica onde os membros interagem uns com os outros e com seu ambiente. Simplificando, eles precisam um do outro. Juntos, eles criam uma matriz de vida em que a resiliência do indivíduo depende da resiliência do ecossistema como um todo. As pessoas também fazem parte dessa matriz. Como seres humanos, somos tão saudáveis quanto o ambiente em que vivemos.
A jardinagem sem escavação pede que você reformule a conversa sobre o cultivo. Como você pode pensar como um ecossistema e trabalhar com ele em vez de perturbá-lo ao perturbar o solo? Seu trabalho como jardineiro é construir e criar solo imitando o sistema da natureza: a matéria orgânica cai na terra e a biodiversidade que vive acima do solo e no solo faz o resto do trabalho. Basicamente, em poucas palavras, o solo é vida, e é preciso vida para crescer a vida.
Benefícios da jardinagem sem escavação
Sou tão apaixonado por jardinagem regenerativa sem escavação que decidi escrever CRESÇA AGORA: Como salvar nossa saúde, comunidades e planeta — um jardim de cada vez. Enquanto trabalhava neste livro, fiquei surpreso (e não surpreso) ao encontrar micróbios no centro de minha pesquisa. Muitos dos mesmos micróbios que procuramos promover com o cultivo sem escavação habitam nossos corpos como velhos amigos, ajudando-nos a decodificar e destilar o mundo ao nosso redor. Quanto mais biodiversos e abundantes esses micróbios, melhor. Ao restaurar as áreas naturais ao nosso redor, principalmente os solos, podemos realmente melhorar nossa própria saúde, bem como a saúde do meio ambiente. Os benefícios da jardinagem sem escavação também incluem:
Construir um ecossistema de solo saudável que apoie naturalmente polinizadores, insetos, pássaros e outros animais.
Cultivando solo rico e saudável com excelente estrutura e inclinação
Fornecendo a nutrição e o ambiente que as plantas precisam para prosperar com fertilizantes reduzidos ou sem adição.
Reduzir as ervas daninhas porque as sementes permanecem enterradas sob adubo em vez de serem cultivadas até a superfície do solo onde brotam.
Aumentando a capacidade de retenção de água do solo, para que seu jardim seja mais resistente à seca.
Diminuindo o tempo e o esforço necessários para cuidar do seu jardim, porque não há necessidade de lavrar, e a capina e a rega são reduzidas.
Sequestro de carbono. Jardins sem escavação retêm carbono no solo, o que ajuda a mitigar as mudanças climáticas.
Cultivar uma horta mais saudável e biodiversa que, por sua vez, produz alimentos mais nutritivos e um ambiente igualmente bom para o seu bem-estar físico e mental.
Como cultivar um jardim sem escavação
É possível utilizar o processo sem escavação em hortas, paisagens, bordaduras perenes, canteiros elevados e recipientes. Você pode até usá-lo para transformar gramados e áreas com solos difíceis de trabalhar e aparentemente impossíveis. O primeiro passo que dei para começar a melhorar meu próprio jardim novo, em breve, foi empregar um princípio de jardinagem sem escavação conhecido como cobertura de folhas ou jardinagem de lasanha. O mulching de folhas é um processo simples de camadas de materiais orgânicos sobre o solo existente, em vez de cavar para restaurá-lo. Quase um ano depois, agora tenho um solo leve e quebradiço cheio de vida pronto para plantar. É realmente notável. Eu entro em mais detalhes sobre como fazer cobertura morta em CRESÇA AGORA, mas aqui estão os passos básicos:
Mulching de folhas simplificado
Coloque 4 folhas de jornal ou uma única camada de papelão sobre a superfície do solo ou área do gramado, molhe o jornal ou papelão e, em seguida, cubra com composto. A quantidade de composto aplicado depende do que você planeja cultivar. Geralmente, 2 a 4 polegadas é suficiente.
Se você estiver cultivando uma horta, use composto feito com vários materiais, incluindo restos de cozinha.
Se você estiver criando um jardim perene ou uma borda de flores, coloque uma ou duas polegadas de composto sobre a camada inicial de jornal ou papelão. Em seguida, cubra essa camada de composto com cobertura morta, como lascas de madeira, casca ou uma mistura de materiais orgânicos grosseiros.
Continue adicionando composto
Como folhas caídas e outros materiais orgânicos, o composto é alimento do solo. Alimenta o ecossistema do solo, que trabalha em parceria com as plantas. Aplique composto na superfície do solo uma ou duas vezes por ano. Eu gosto de usar uma camada de 1 a 2 polegadas de composto na primavera e no outono. Lembre-se, não lave no composto. Apenas deixe a natureza fazer o seu trabalho.
Como plantar um jardim sem escavação
Seu objetivo é perturbar o ecossistema do solo o mínimo possível. Basta criar um buraco de plantio grande o suficiente para a planta em questão. Puxe o solo para trás com uma espátula pequena, as mãos ou um pauzinho ou lápis (para mudas pequenas) e dobre a planta empurrando suavemente a terra de volta ao lugar ao redor das raízes. Mantenha seus canteiros o mais longe possível enquanto trabalha neles. Pisar no solo o compacta, o que dificulta que o ar e a água alcancem a vida do solo que precisa, incluindo as raízes de suas plantas.