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Jato de teste supersônico X-59 parece vindo de filme de ficção científica

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As fotos mais recentes tiradas pela Lockheed Martin da aeronave experimental X-59 Quiet Supersonic Technology, ou QueSST, que foi construída pela Skunk Works para a NASA, mostram a aeronave em seu estado cada vez mais completo e oferecem talvez a melhor visão de seu avanço radical. Sistema de visão até o momento. O avião, que não dá percepção frontal convencional ao seu piloto, é de longe talvez a máquina voadora mais fantástica e extraordinária por dentro e por fora que já vimos, com seu perfil lateral tão grande quanto sua cabeça visível.

No final, está planejado que o X-59 viajará em velocidades supersônicas sobre a terra com apenas um “baque” sônico em oposição ao “boom” dos transportes supersônicos anteriores. Isso poderia persuadir os reguladores nos Estados Unidos e em todo o mundo a alterar as leis que regem a aviação comercial supersônica.

Essas novas vistas frontais do jato realmente trazem à tona o fato de que o piloto não tem meios convencionais de olhar para o mundo exterior, pelo menos no setor dianteiro, apesar de já termos visto o nariz impressionante do X-59.

Tudo isso é essencial para um plano geral que é explicitamente esperado para reduzir os tipos de explosões sônicas que há algum tempo têm sido um impedimento no método de viagens supersônicas de negócios sobre a terra. Em vez disso, o piloto do X-59 conta com o eXternal Vision System (XVS) e uma coleção de câmeras de alta resolução voltadas para a frente. Nessas novas imagens, você pode ver uma abertura para a câmera 4K do XVS, que fica no topo do nariz, logo acima de onde estão os foreplanes canard.

A série mais recente de fotos mostra o X-59 da NASA na linha de voo da Lockheed Martin Skunk Works em Palmdale, Califórnia, em 19 de junho de 2023. o X-59 para seus primeiros vôos e resultantes”, diz a NASA. “Na sequência, o grupo dirigirá testes críticos de solo para garantir que o avião esteja protegido para voar.”

A Lockheed Martin também apresentou outra foto no Twitter hoje, dando sentido ao fato de que o avião foi movido para uma “diminuição de velocidade” na linha de vôo em Palmdale, para testes de solo adicionais, incluindo testes de vibração. O X-59 já deveria voar antes do final de 2022, mas isso foi perdido e agora espera-se que decole antes do final deste ano.

O teste de ruído crucial começará após os testes de voo iniciais e culminará em uma série planejada de missões que investigarão como as comunidades realmente respondem ao som aéreo da aeronave.

Em relação ao XVS, os testes do sistema foram finalizados em 2021 por pesquisadores do Langley Research Center da NASA em Hampton, Virgínia.

A NASA descreve o XVS como “uma estrutura de exibição e multicâmera voltada para a frente que mostra o espaço aéreo antes do X-59 QueSST. Uma tela 4K preenche como a ‘janela’ focal permitindo que o piloto veja com segurança o tráfego em seu caminho de vôo enquanto da mesma forma, fornecendo informações gráficas de voo em uma realidade expandida para aproximações, chegadas e partidas.”

O Forward Vision System (FVS), que é composto por uma câmera EVS3600, cobre basicamente o setor abaixo do nariz com a câmera 4K montada no topo do nariz. As novas fotos frontais do jato também mostram a carenagem para isso.

Em um comunicado à imprensa de setembro de 2021, o líder do subsistema XVS, Randy Bailey, afirmou: “Nosso objetivo é criar um meio eletrônico de visão para o piloto do X-59 que forneça desempenho e níveis de segurança equivalentes ou melhores que as janelas voltadas para a frente. “

A tecnologia foi testada em voo no Beechcraft UC-12B King Air da NASA antes de ser instalada no X-59. Como parte deste programa, um hardware com fio conectado a uma câmera externa no nariz do King Air foi instalado na cabine. Foram percorridas situações de voo-teste ao vivo para colher informações sobre a capacidade do piloto de enxergar e se movimentar em mais uma aeronave no espaço aéreo.

Durante esses testes, um piloto estava situado na cabine do Ruler Air e podia ver através das janelas dianteiras, enquanto outro piloto estava situado no alojamento com apenas o XVS acessível para atenção externa.

Para demonstrar o objetivo da NASA de um sistema de visão que fornece “visibilidade da cena externa para a tripulação de voo análoga ou equivalente a janelas voltadas para a frente em aeronaves convencionais”, todos esses testes iniciais foram necessários.

É importante notar que a aeronave fictícia de teste hipersônico Dark Star que Pete Mitchell voou em Top Gun foi outra criação da Skunk Works: o pensador livre também incluiu uma configuração comparável sem capacidade de percepção padrão.

O objetivo do X-59 em demonstrar uma assinatura de ruído muito menor do que outros transportes supersônicos mais antigos depende do XVS, mas é apenas um dos muitos aspectos exóticos de um programa fascinante. Os resultados têm o potencial de inaugurar uma nova era de aeronaves supersônicas de passageiros, se todos funcionarem conforme o planejado. O próximo programa de teste de voo será, sem dúvida, algo a se observar, independentemente do que aconteça.

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