18.7 C
Paraná
quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
InícioEsporteJogadoras do Londrina Futsal se destacam no Campeonato Paranaense...

Jogadoras do Londrina Futsal se destacam no Campeonato Paranaense 2023

spot_img

Um dos destaques da equipe feminina do Londrina Futsal nas últimas temporadas, a atleta Dany foi escolhida para a seleção do Campeonato Paranaense 2023 Série Ouro como a melhor ala direita da competição. A jovem jogadora, de 19 anos, integra o quinteto ideal do torneio estadual que é considerado um dos mais disputados do Brasil. A divulgação foi feita pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) em sua página no Instagram (clique aqui), onde também estão os resultados das demais premiações nas seleções das categorias de base.

O time do campeonato Série Ouro é formado pela goleira Júlia Melz e a fixa Camila Costa, ambas do Stein Cascavel; a ala esquerda Kathleen, do Cianorte; a ala direita Dany, do Londrina Futsal; e a pivô Kassia, da ADTB Telêmaco Borba. O melhor treinador eleito foi Márcio Bica Coelho, que dirige o Stein Cascavel, time campeão do Estadual. Outras atletas do Londrina, nos times de base (Sub-13 e Sub-20), também foram eleitas para as seleções do Paranaense 2023 em suas categorias (ver mais detalhes ao final).

Os critérios para a escolha dos premiados foram o desempenho nas competições estaduais, a regularidade, disciplina e a contribuição para o desenvolvimento do futsal no Paraná.

A premiação individual no estadual coroa o excelente desempenho de Dany durante todo o ano de 2023 pelo time londrinense, sublinhando a qualidade da atleta que é um dos jovens talentos do futsal nacional. Ela foi convocada, no mês passado, pela primeira vez para a seleção brasileira adulta e disputou dois amistosos com a camisa amarela e azul, no início de dezembro, contra o time da Colômbia. Outra jogadora do Tubarão convocada, na ocasião, foi a fixa Bruna, artilheira do time na temporada. Pela seleção da Colômbia, Londrina esteve representada com a preparadora física colombiana Laura Ortega.

Em 2022, Dany já havia jogado pelo Brasil que conquistou o Sul-Americano Sub-20, marcando gols na semifinal contra a Argentina, e também na final, diante seleção colombiana. A treinadora do time londrinense, Jayne Borim, também foi convocada e fez parte da comissão técnica vencedora dessa competição.

Na atual temporada, a jovem ala do Londrina participou de todas as competições disputadas tanto pelo time Sub-20 como pelo time adulto do Londrina, sendo uma das artilheiras do time na temporada. A equipe principal ficou em 3º lugar na Liga Feminina de Futsal (LFF), melhorando a campanha em relação ao 4º lugar do ano passado. Também terminou na 3ª colocação na Taça Brasil de Clubes, no 4º lugar no Campeonato Paranaense Série Ouro e ficou com o vice-campeonato dos Jogos Abertos do Paraná, além de ter conseguido um 5º lugar na Copa Mundo, disputada por equipes brasileiras e de outros países e continentes.

Já o time Sub-20 foi campeão paranaense em 2023 e o Sub-13 foi vice-campeão estadual. Também nas categorias de base, o Londrina ficou em 2º nos Jogos da Juventude. As boas campanhas do Londrina Futsal mostram a força da cidade na modalidade, se mantendo entre as potências do futsal estadual e brasileiro, destacando o empenho de todas as jogadoras e da comissão técnica da agremiação.

Dany é natural de Apucarana (PR) e joga pela equipe desde 2018. Na temporada 2022, já pelo time adulto, a jogadora foi escolhida como revelação da Liga Feminina de Futsal (LFF).

Para a técnica Jayne Borim, que dirige o time adulto e também o Sub-20 do Londrina Futsal, o destaque e as conquistas recentes de Dany passam também pelos resultados do trabalho de qualidade na formação de base da equipe londrinense, permitindo um processo de transição gradativo e sólido. “Trabalho com a Dany desde que ela chegou ao time, ainda no Sub-15, depois ela subiu para o Sub-17 e Sub-20, chegando no ano passado ao time adulto. Na temporada anterior ela começou a jogar com mais frequência na equipe principal, foi crescendo e ganhando seu espaço, concretizando isso em 2023. A Dany tem muita qualidade e talento, está amadurecendo bem, entende a nossa filosofia de trabalho e abraçou essa ideia. Com a determinação que ela tem está alcançando êxitos, como estar entre as revelações e artilheiras nos campeonatos, e sendo convocada pela seleção brasileira”, comentou.

Borim acredita que, mantendo essa evolução e empenho, Dany terá condições de galgar degraus ainda mais altos na carreira. “Em pouco tempo disputando competições de alto nível, ela demonstra essa capacidade e potencial de desenvolvimento. Está jogando muito bem e crescendo, então, se continuar firme nesse percurso e tiver os pés no chão, poderá chegar a um patamar ainda maior, até mesmo em nível internacional. Torcemos muito por ela e desejamos que os próximos passos dela e do Londrina Futsal sejam de ótimos frutos colhidos”, projetou.

A técnica ainda citou que as jogadoras que estão subindo da base para o profissional contribuem para fortalecer o grupo das atletas mais experientes, aprendendo e aprimorando as habilidades. “Temos algumas jogadoras do Sub-20 que vêm entrando nas competições adultas, incluindo a Fernanda e a Bia. A Bia, por exemplo, se destacou como artilheira e melhor jogadora do Campeonato Paranaense Sub-20, e esteve na seleção do torneio junto com a goleira Giovana, e eu de técnica”, citou.

O projeto do Londrina Futsal é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), com recursos provenientes do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

Destaques na categoria de base – Além da jogadora Dany, outros nomes do Londrina Futsal se destacaram e foram eleitas para compor as seleções do Campeonato Paranaense 2023, conforme definição da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS).

A goleira Nataly, a pivô Ana Clara e a técnica Caroline integram a seleção da competição na categoria Sub-13. Já no time das melhores no Sub-20 foram escolhidas a goleira Giovana e a pivô Bia, além da técnica Jayne Borim.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui