29 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioGeralJohnson & Johnson não pode impedir processos sobre câncer...

Johnson & Johnson não pode impedir processos sobre câncer declarando falência

spot_img

Um tribunal federal de apelações decidiu na segunda-feira que a Johnson & Johnson não pode usar o tribunal de falências para resolver ações civis alegando que seu conhecido talco de bebê causou câncer.

Cerca de 38.000 ações judiciais alegando que o talco no Johnson’s Baby Powder causou câncer de ovário e mesotelioma foram rejeitadas pelo parecer, o que impediu a Johnson & Johnson de se mudar para uma nova entidade chamada LTL Management LLC.

Na esperança de resolver as reivindicações que já custaram US$ 1 bilhão à Johnson & Johnson, a LTL Management solicitou a proteção do capítulo 11.

A opinião do tribunal afirmou que a busca da LTL Management pela proteção contra falência não cumpre o propósito pretendido do código de falências porque a LTL Management não está com problemas financeiros.

O parecer acrescentou: “Boas intenções – como proteger a marca J&J ou resolver litígios completamente – não bastam sozinhas.”

A Johnson & Johnson disse que contestaria a decisão, alegando que seu talco de bebê é seguro e não causa câncer.

De acordo com a declaração da empresa, “a LTL Management LLC iniciou este processo de boa fé” e “nosso objetivo sempre foi resolver de forma equitativa as reivindicações relacionadas ao litígio de talco cosmético da empresa”.

A empresa acrescentou: “A decisão de hoje não reflete os fatos estabelecidos durante o julgamento do Tribunal de Falências sobre a adequação da formação e arquivamento da LTL, nem a intenção da empresa de resolver com eficiência o litígio de talco cosmético em benefício de todas as partes, incluindo atuais e futuros requerentes”.

A manobra legal foi contestada pelos críticos porque eles temiam que isso encorajaria outras grandes corporações a evitar processos de responsabilidade civil em massa perante os júris.

A decisão do tribunal foi bem recebida por Brian Glasser, um advogado da Bailey & Glasser que atuou como conselheiro de julgamento para o Comitê Oficial de Requerentes de Talco na falência da Johnson & Johnson.

“A J&J não tem nenhuma autoridade especial para colocar as vítimas do talco em uma caixa de falência. Em um comunicado, Glasser disse: “Agora ela tem que enfrentar essas reivindicações diante de júris em todo o país”.

O talco, um mineral usado em muitos cosméticos, se forma da mesma forma que o amianto no meio ambiente, então os dois às vezes se misturam nas minas.

A Food and Drug Administration informou que a Johnson & Johnson fez o recall de uma remessa de talco para bebês em 2019, depois que uma amostra deu positivo para vestígios de amianto. No ano seguinte, encerraram-se as vendas do produto à base de talco na América do Norte.

No ano de 2023, a empresa anunciou que não usaria mais talco em seu talco em todo o mundo. Segundo a empresa, o amido de milho ocuparia seu lugar.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui