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quarta-feira, dezembro 18, 2024
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Ligação entre Pato Branco a Clevelândia será em concreto

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assinou ordem de serviço para a revitalização da PR-280 no trecho que compreende de Pato Branco a Clevelândia e lançou o edial para a construção do Contorno Noroeste de Pato Branco que irá impulsionar a logística do Sudoeste do Paraná e trará avanço econômico nos próximos anos.

Ratinho Junior destacou que os investimentos somam mais de R$ 500 milhões, abrangendo obras estratégicas para melhorar o desenvolvimento regional. Ele ressaltou que o Sudoeste é um polo econômico em expansão, com geração de empregos e novas indústrias, e que a infraestrutura deve acompanhar esse crescimento. As melhorias, segundo o governador, preparam o Paraná para um futuro mais integrado e eficiente.

A obra entre Pato Branco e Clevelândia representa a última etapa da revitalização da PR-280, com um investimento de R$ 181 milhões. O trecho inclui 38 quilômetros de rodovia, enquanto a etapa entre Clevelândia e Palmas, já concluída, foi entregue ontem. A primeira parte, de Palmas a General Carneiro, foi finalizada em março de 2023. Ao todo, a revitalização completa da rodovia, que se estende por 140 quilômetros, recebeu aportes de R$ 450 milhões.

O governador enfatizou que a PR-280, antes considerada uma das rodovias em piores condições do Paraná, será transformada em um moderno corredor logístico com tecnologia de pavimento whitetopping, similar ao modelo utilizado nos Estados Unidos e Alemanha. A conclusão dessa obra deve ocorrer nos próximos meses, beneficiando a mobilidade e o escoamento da produção regional.

Além das obras em andamento, Ratinho Junior mencionou que o lote seis das concessões rodoviárias do estado, que será leiloado na próxima semana na Bolsa de Valores (B3), inclui investimentos expressivos na região. Estão previstos R$ 22 bilhões para melhorias, com destaque para a duplicação da rodovia entre Pato Branco e Francisco Beltrão.

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, afirmou que as iniciativas de infraestrutura planejadas para Pato Branco e demais municípios do Sudoeste irão transformar a região nas próximas décadas. Ele salientou que a falta de investimentos nesse setor era um desafio histórico, e agora, com obras estruturantes, a área será projetada para um novo ciclo de desenvolvimento.

A PR-280 foi a primeira rodovia estadual a ser revitalizada com a técnica chamada whitetopping, em que uma grossa camada de concreto é aplicada sobre o pavimento já existente, o que garante maior durabilidade e demanda menos manutenções. Enquanto as estradas de asfalto têm, em média, uma vida útil de 10 anos, as rodovias de concreto têm durabilidade média de pelo menos 20 anos.

O modelo de pavimento rígido está sendo executado em 13 trechos de estradas em diversas regiões do Estado, compreendendo cerca de 340 quilômetros entre projetos concluídos, em execução ou planejados. Devido ao grande volume de tráfego de caminhões em rodovias como PRC-280, uma importante ligação entre o Sudoeste e o Sul do Estado, o pavimento em concreto se mostra a melhor solução para garantir mais segurança e conforto aos usuários.

O projeto para esta nova etapa, entre Pato Branco e Clevelândia, começou a ser elaborado em agosto pela empresa vencedora da licitação. A obra inicia em janeiro e inclui também a restauração dos acostamentos e a implantação de terceiras faixas.

Ela prevê ainda melhorias no sistema de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, nova sinalização horizontal, sinalização vertical e dispositivos de segurança viária como tachas refletivas e defensas metálicas. A previsão é que o projeto seja entregue em novembro do ano que vem.

CONTORNO NOROESTE – A nova etapa do Contorno Noroeste de Pato Branco cria a ligação entre a PR-493 e a PRC-158, complementando o lote 1 do contorno, já concluído, que liga a PR-493 e a BR-158. O projeto vai desviar parte do tráfego rodoviário, principalmente de veículos pesados, de dentro da cidade.

A previsão é que o trecho da PRC-158 que passa atualmente pelo perímetro urbano seja municipalizado, sendo transformado em uma avenida. “Agora vamos ter direção. A rodovia hoje passa dentro de Pato Branco e dividiu a cidade, que cresceu muito. A execução do Contorno Noroeste vai permitir essa municipalização, para melhorar o tráfego urbano”, ressaltou o prefeito Robson Cantu.

O orçamento da licitação é sigiloso e ela será feita na nova modalidade de concorrência eletrônica com regime de contratação semi-integrado, que prevê elaboração de projeto executivo a partir de projetos básicos já disponíveis e a realização da obra em uma mesma empreitada.

O primeiro trecho do Contorno Noroeste foi entregue por Ratinho Junior em 2021 e recebeu investimento de R$ 30 milhões, chegando a 5,28 quilômetros de extensão. A conexão facilita o trânsito comercial com a PR-280, principal corredor de exportação dos municípios da divisa com Santa Catarina aos portos paranaenses.

OUTROS PROJETOS – Ratinho Junior anunciou ainda outros projetos para Pato Branco. O primeiro deles é a construção de um novo Restaurante Popular na cidade, com investimento de R$ 4,8 milhões do Governo do Estado e do município. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento vai destinar R$ 3,3 milhões e a prefeitura entra com uma contrapartida de R$ 1,5 milhão para a construção da unidade, que vai fornecer refeições saudáveis por preços acessíveis à população em situação de vulnerabilidade social.

O projeto de segurança alimentar deve ofertar de 450 a mil refeições por dia, com preços que variam de R$ 1,00 a R$ 7,00, dependendo da classificação dos beneficiários.

A primeira faixa atende indivíduos em situação de pobreza e extrema pobreza; a segunda pessoas de baixa renda, incluindo crianças acima de 6 anos, adolescentes matriculados no ensino fundamental ou médio, idosos com 60 anos ou mais, e indivíduos em situação de insegurança alimentar e nutricional; e a terceira, aquelas com renda acima de meio-salário mínimo e que não tiver cadastro no local.

A obra deve ser concluída no primeiro semestre de 2026 e a gestão do restaurante será realizada por uma empresa terceirizada. O contrato será de responsabilidade do município, que também fará a avaliação e o monitoramento dos serviços. Todas as refeições preparadas no local serão acompanhadas por nutricionistas.

Pato Branco também foi mais um município a aderir ao Susaf, o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. O programa da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) permite que agroindústrias familiares e de pequeno porte possam comercializar seus produtos a outros municípios do Paraná, desde que estejam registradas no Serviço de Inspeção Municipal.

PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais da Fazenda, Norberto Ortigara; e do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza; os diretores-presidentes do DER/PR, Fernando Furiatti; do IAT, José Luiz Scroccaro; e da Adapar, Otamir César; o deputado federal Paulo Litro; os deputados estaduais Luís Corti, Adão Litro, Luiz Fernando Guerra; a vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan; e outras autoridades locais.

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