Ao longo de um nível frio e vazio da Bolívia, muitos desenhos em forma de anel identificam os picos. As estruturas observáveis por satélite, compostas por círculos concêntricos, seguem um padrão bastante consistente. Uma exceção.
De acordo com um estudo publicado em 11 de abril na revista Antiguidade, os arqueólogos descobriram 135 dessas estruturas circulares na região seca de Carangas, localizada em um planalto na Cordilheira dos Andes.
Os pesquisadores escreveram que as estruturas tinham de duas a nove “paredes concêntricas” em vários níveis de terraço ao redor do topo da colina. Arqueólogos descobriram fragmentos de tigelas, jarros e pratos de cerâmica feitos entre 1250 e 1600 d.C. As estruturas circulares serviam como espaços religiosos e criavam uma “densa paisagem ritual”, de acordo com o estudo.
Os arqueólogos conectaram os destinos “tanto às antiquadas religiões andinas de wak’a”, que reverenciavam “montanhas sagradas” e encostas defensivas, quanto aos assentamentos incas. De acordo com o estudo, o terreno árido da planície andina pode ter aumentado o número de locais cerimoniais.
Segundo a Britannica, o conceito religioso de wak’a, também escrito huaca, originou-se na antiga cultura inca. De acordo com a Britannica, o termo se refere a espíritos que se pensava viver dentro ou assumir a forma de “cachoeiras, montanhas ou santuários feitos pelo homem”.
Uma estrutura entre esses locais religiosos se destacou como “completamente diferente” do resto: a localização de Waskiri.
De acordo com os pesquisadores, o enorme site “sem precedentes” descrito acima tinha um design incomum. O local tinha uma praça central interna preenchida com cerâmica quebrada de mais de 400 anos atrás e um anel externo com 39 compartimentos conectados que eram todos do mesmo tamanho. A estrutura principal tinha um diâmetro de cerca de 460 pés.
De acordo com o estudo, havia duas estruturas menores e circulares adicionais nas proximidades.
De acordo com o estudo, o desenho circular e a disposição dos 39 recintos no local de Waskiri, que era diferente de outros locais cerimoniais, continham elementos simbólicos da cultura inca. Waskiri também pode ser visto em vários locais sagrados nas montanhas, como evidenciado por fotografias.
Os arqueólogos acreditam que este local era “um centro cerimonial regional” e um “espaço neutro ou comum” para as autoridades se reunirem.
Espera-se que uma exploração mais aprofundada da história pré-hispânica da área mostre mais sobre esses destinos cerimoniais, disse a revisão.
Carangas fica no oeste da Bolívia, cerca de 300 quilômetros ao sul de La Paz, a capital do país, e perto da linha Bolívia-Chile.