18.7 C
Paraná
terça-feira, novembro 5, 2024
spot_img
InícioMundoLocal militar iraniano em Isfahan é alvo de drones

Local militar iraniano em Isfahan é alvo de drones

spot_img

O Irã reconheceu que um de seus locais militares na cidade central de Isfahan foi alvo de um ataque de drones no fim de semana, mas não acusou nenhuma oposição ou grupos estrangeiros de planejar o ataque.

De acordo com o Ministério da Defesa iraniano, dois outros drones foram interceptados e destruídos enquanto um drone carregando uma pequena bomba atingiu o telhado de uma instalação na noite de sábado. Além de alguns “danos menores”, acrescentou, não houve vítimas nem interrupções.

O momento da explosão foi capturado em vídeo de celular e transmitido pela televisão estatal iraniana: um poderoso estrondo acompanhado por um flash de luz. Outro vídeo que mostrava caminhões de bombeiros próximos ao local foi divulgado pouco depois pela agência de notícias Fars, que é próxima à Guarda Revolucionária.

A mesma instalação em Isfahan já havia “passado por algo semelhante”, de acordo com a agência de notícias oficial iraniana Irna, sem especificar quando. Ele também disse que os drones do fim de semana eram de ponta.

A greve ocorre em um momento em que a república islâmica está sob crescente pressão doméstica e internacional.

O Irã tem sido criticado pelos governos ocidentais por fornecer à Rússia drones que estão sendo usados na guerra contra a Ucrânia.

Israel e os mesmos governos também expressaram preocupação com a expansão do programa nuclear do Irã e prometeram impedir Teerã de desenvolver armas nucleares.

Em resposta à morte de Mahsa Amini, uma mulher de 22 anos que morreu sob custódia da polícia depois de ser detida por não usar um lenço de cabeça adequadamente, a república islâmica também foi criticada por reprimir os protestos anti-regime, a maioria deles que eram liderados por mulheres.

Acredita-se amplamente que Israel orquestrou uma série de tentativas de sabotagem contra o programa nuclear do Irã na última década. O contrabando de documentos e o assassinato de cientistas nucleares são dois exemplos dessas operações secretas.

No entanto, as autoridades iranianas e a mídia não atribuíram o ataque do drone no sábado a Israel.

Kioumars Heydari, comandante das forças terrestres do Irã, se recusou a comentar o incidente, mas afirmou no domingo que o país fez progressos no desenvolvimento de várias tecnologias para sua indústria de defesa.

Ele informou a suas tropas: “Estamos trocando a pele velha no campo [da produção de armas].”

Embora afirmando que “nenhuma força militar dos EUA conduziu ataques ou operações dentro do Irã”, um porta-voz do governo dos Estados Unidos se recusou a especular se o ataque foi realizado por Israel.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui