16.2 C
Paraná
terça-feira, maio 21, 2024
InícioEducaçãoLondrina contrata 250 professores da Educação Básica

Londrina contrata 250 professores da Educação Básica

spot_img

A Rede Municipal de Ensino de Londrina ganhou o reforço de mais 250 professores de Educação Básica. O prefeito Marcelo Belinati e a secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, deram boas-vindas aos novos docentes e conduziram uma apresentação sobre a estrutura da rede. O encontro, que também teve um momento de recepção no período da tarde, ocorreu no auditório da Unopar Catuaí e contou com a presença do vice-prefeito João Mendonça.

Os professores foram aprovados em concurso público, aberto e norteado pelo Edital nº 142/2022, e atuam em unidades escolares que atendem do 1° ao 5° ano e a Educação Infantil.

O prefeito enfatizou que, desde que assumiu a gestão municipal, foram contratados 1.600 novos professores efetivos e mais 1.400 temporários. “Tudo isso visa melhorar, cada vez mais, a qualidade da educação no município. Londrina tem um ensino de muita qualidade e o que temos de mais valor é a competência dos nossos professores”, afirmou.

Marcelo ressaltou que a contratação dos profissionais é uma ação que se soma às outras melhorias executadas na rede. “Voltamos a fornecer uniforme e material escolar, até o final do mandato serão construídas e entregues 30 escolas e creches, executamos diversas ampliações de salas de aula, fizemos reformas em todas as unidades, disponibilizamos recursos para reforma das creches filantrópicas, compramos parquinho escolar, móveis, computadores, fogões, geladeiras, freezers, carteiras, cadeiras, bebedouros, ou seja, todos equipamentos que compõem a estrutura das escolas e que estavam velhos e deteriorados. Também valorizamos as questões pedagógicas, melhoramos a merenda, que hoje se configura como uma das melhores do Brasil, entre outras ações”, apontou.

A secretária Maria Tereza explicou que os novos professores atuam em todas as regiões da cidade, inclusive zona rural. “Todos os anos a nossa rede cresce com, pelo menos, mil alunos a mais, então sempre temos a necessidade de recompor o quadro de professores. Por conta da pandemia, tivemos a suspensão de concursos públicos e por isso ficamos um tempo sem chamar professores. Então fizemos um concurso em dezembro de 2022 e, somente neste ano, já efetivamos quase 700 professores, dos 5 mil efetivos que temos”, contou.

A secretária fez uma apresentação de diversas conquistas realizadas, de 2017 até agora. Entre as melhorias, destaca-se a construção de 17 novas unidades escolares, entre Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos e escolas municipais, e 96 salas de aula ampliadas. O investimento foi de R$ 79.753.243,20. Outras 15 obras (em andamento, em fase de licitação, e em projeto) estão previstas até 2024, com investimento de R$ 111.321.688,73.

Entre as construções mais esperadas, importantes e já entregues pela Prefeitura, está a escola da Warta, distrito fundado na década de 50 e que ainda não contava com escola na região. E a escola do Residencial Vista Bela, na zona norte, que atende centenas de crianças que antes precisavam se deslocar para unidades mais distantes para estudar.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui