A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, dá início neste sábado (8 de junho) ao projeto “Ruas Encantadas”. A iniciativa visa transformar o espaço urbano com pinturas lúdicas e interativas em vias e calçadas, tendo como foco principal as crianças.
A primeira intervenção acontecerá no entorno do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Francisco Robl, no Jardim São Clemente, a partir das 8h. Trata-se de uma ação de urbanismo tático, onde ruas e calçadas ganharão desenhos e elementos que tornam o ambiente mais atrativo e inclusivo para os pequenos.
Essa ação faz parte do programa municipal “A Cidade Planejada para a Primeira Infância”, que busca incluir as crianças no planejamento urbano. As regiões escolhidas para receber as intervenções são os arredores de Cmeis, escolas e centros esportivos.
Neste primeiro dia, as ruas Pioneiro Levy de Aguiar Tupan, Angelina Maria da Silva e Pioneira Guilhermina Genebra Garbiere, vizinhas ao Cmei Francisco Robl, serão contempladas. Os trabalhos serão realizados por equipes da Secretaria de Urbanismo e por alunos de Arquitetura e Urbanismo de instituições locais.
“Criamos um ambiente urbano inclusivo e atrativo, considerando a ótica da primeira infância e promovendo o sentimento de pertencimento nas crianças. Além disso, incentivamos a criatividade dos futuros profissionais da área”, explica o secretário Estevão Palmieri.
Em preparação, os estudantes participaram de um workshop sobre urbanismo tático em maio, ministrado pela doutoranda Maysa Battistam. Já os servidores municipais tiveram uma palestra sobre o tema nesta quinta (6 de junho).
As novas pinturas farão parte do cenário da próxima edição do “Brincar na Rua”, que acontece no domingo (9 de junho) no Jardim São Clemente. Jogos, brincadeiras, distribuição de guloseimas e brinquedos infláveis estão previstos das 14h às 17h, nas ruas revitalizadas em frente ao Cmei.