9.8 C
Paraná
quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
InícioCidadesMaringá recebe exposição com obras do acervo do MAC-PR

Maringá recebe exposição com obras do acervo do MAC-PR

spot_img

O Centro de Ação Cultural de Maringá inaugura na sexta-feira (11) a mostra “Em Tempos de Opacidade”, com obras selecionadas do acervo do MAC-PR sob curadoria de Roberta Stubs. As obras reunidas na exposição constituem erupções artísticas que questionam os limites de nosso tempo e instauram frestas pelas quais podemos nos mover.

Trata-se de um conjunto de 16 trabalhos produzidos por artistas de diferentes gerações e regiões do Brasil e que desenham modos possíveis de atravessar a espessura do presente. “A proposta é tatear um presente que não é dado a simplificações, transitando por campos de tensões nos quais presente, passado e futuro se encontram numa espécie de encruzilhada do agora”, destaca a curadora Roberta Stubs.

Para ela, uma das ideias centrais da mostra é que o conjunto dos trabalhos expostos nos desafie e nos ajude a olhar para o momento em que vivemos.

MONTAGEM FORMATIVA – As obras viajaram do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba, até Maringá. “É muito importante para o MAC fazer seu acervo, que é público, circular em outros municípios que não em Curitiba, a cidade-sede do museu”, afirma a diretora da instituição, Ana Rocha. Segundo ela, esse tem sido um esforço da gestão desde 2019 para que o acervo circule mais pelo Interior do Estado.

Os alunos recebem informações teóricas e recomendações práticas de profissionais da área. Jaqueline Silva do Nascimento, uma das alunas que está participando da montagem, conta que a experiência deu uma dimensão real sobre os desafios e necessidades da etapa. Até então ela nunca tinha tido contato com montadores profissionais.

Adrieli Storini Ferreira da Silva, universitária que também participa da ação formativa durante a montagem, conta que a experiência ensina diversas coisas que, por vezes, não são abordadas em sala de aula. “Estamos observando como chegam as obras que vieram de Curitiba para cá, todo o cuidado que é preciso ter na hora de montar, como as obras devem ser manuseadas, quem pode mexer e quem não pode. Está sendo uma experiência incrível”, arremata.

ARTISTAS PARTICIPANTES – Antonio Dias, Amilcar de Castro, Bruno Moreschi, Carlos Zilio, Cleverson Salvaro, Dulce Osinski, Eduardo Freitas, Eliane Prolik, Elida Tessler, Guita Soifer, Ivens Fontoura, Marcelo Nitsche, Marcos Chaves, Rodrigo Braga, Túlio Pinto, Vânia Mignone.

Com realização da Secretaria de Cultura de Maringá em parceria com o MAC Paraná e a Superintendência-geral da Cultura do Paraná, e apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a exposição pode ser visitada gratuitamente no Centro de Ação Cultural de Maringá (CAC) entre os dias 11 de março e 6 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Serviço:

Exposição Em Tempos de Opacidade

Abertura: sexta-feira, 11 de março, às 20h

Período expositivo: de 11 de março a 06 de maio de 2022

Local: CAC – Avenida XV de Novembro, 514 – Zona 01, Maringá

Entrada gratuita

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui