17.2 C
Paraná
quinta-feira, junho 13, 2024
InícioEducaçãoMaringá terá eleição para escolha de diretores de Cmeis...

Maringá terá eleição para escolha de diretores de Cmeis e escolas municipais

spot_img

A eleição para escolha de diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais ocorre nesta terça-feira, 5, das 7h às 18h30. Poderão votar todos os servidores lotados na unidade, pais ou responsáveis legais pelos alunos e alunos com 16 ou mais. As urnas de votação ficarão nas unidades. No total, 128 candidatos participam das eleições e 31.236 pessoas estão aptas a votar. 

A eleição democrática para escolha dos diretores foi implantada pela gestão municipal em 2017. A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destaca a importância da participação de toda a comunidade escolar no processo de escolha. “É fundamental que todos os pais ou responsáveis compareçam às unidades e exerçam o direito de escolha. A participação dos servidores também é muito importante. O processo de consulta garante a construção de um ambiente escolar ainda melhor e participativo”, afirmou.   

Será permitido um único voto por família, manifestado pelo pai, mãe ou responsável, independentemente do número de filhos na instituição. O voto é direto, secreto, igualitário e facultativo. Para votar é necessário apresentar documento de identificação com foto. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2024 e terão mandato de dois anos.

Das 117 unidades escolares, 12 não tiveram candidatos. Não haverá eleição nos Cmeis Anjo da Guarda, Dra. Zilda Arns, João XXIII, José Luiz Beltran, Luiza Martos Murcia Fontes, Pioneira Tereza M. Fernandes e nas escolas municipais Professora Agmar dos Santos, Professora Benedita Natália, Gabriela Mistral, José Galetti, Dona Lázara Ribeiro Vilella e Professora Odette Alcântara. Nestes locais, conforme a lei municipal nº 1.400/2023, o diretor será nomeado por ato do Executivo, respeitados os requisitos formais de elegibilidade, até a realização de nova eleição.

Serviço:

O que: Eleição para diretores dos Cmeis e escolas municipais

Quando: Terça-feira, 5, das 7h às 18h30

Onde: Urnas instaladas nas unidades escolares

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui