28.4 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioCiênciaMarte tinha estações parecidas com as da Terra

Marte tinha estações parecidas com as da Terra

spot_img

Marte pode ter tido estações úmidas e secas – como as da Terra – úteis para o desenvolvimento da vida, relatam pesquisadores.

Os cientistas encontraram evidências fósseis que indicam que o planeta vermelho tinha um ambiente recorrente há muito tempo.

Os pesquisadores acreditam que as estações úmidas e secas teriam dado condições ideais para o arranjo de complicadas misturas naturais antiquadas que teriam funcionado como precursores da vida.

Os analistas disseram que suas descobertas também abriram novas áreas de investigação sobre os ciclos normais que levam à vida.

Isso é o que o grupo disse, diferente da Terra, Marte tem enormes áreas de todo o território preservado com abundantes cursos de água fósseis e lagos que remontam a bilhões de anos.

A Terra, então, tem placas estruturais – enormes pedaços de rocha dividindo o exterior do planeta e movendo-se continuamente para remodelar sua cena.

Marte é frio e hostil, mas a prova sugere que pode ter tido água – um elemento importante da vida – e um ar espesso.

Em qualquer caso, mais de bilhões de anos, Marte perdeu muito de seu ar, mudando o ambiente de um poderia ter sustentado a vida para o clima seco e gelado de hoje.

Para a revisão, os analistas da Comunidade Pública Francesa de Exploração Lógica (CNRS), Paul Sabatier College e Claude Bernard College Lyon 1 na França, deram uma olhada nas informações do viajante do interesse da Nasa, que foi expulso em 2012.

O errante chegou à Cavidade da Tempestade, um antigo leito de lago encontrado apenas ao sul do equador marciano.

Em 2018, pesquisadores da Nasa descobriram que o Interest havia encontrado evidências de átomos naturais, abrindo a possibilidade de que microorganismos possam sempre ter povoado nosso vizinho planetário.

Para a revisão em andamento, eles utilizaram os dados acumulados dos dois instrumentos do teste – Mastcam e ChemCam – para quebrar os estoques de sal no poço, lembrados em algo entre 3,6 e 3,8 bilhões de anos de idade.

Os especialistas rastrearam as reservas de sal para obter exemplos hexagonais, que eles disseram ser a “principal prova fóssil de um ambiente marciano padrão sustentado e repetitivo com estações secas e úmidas”.

Exames anteriores mostraram que esse tipo de clima fornece as circunstâncias ideais para o desenvolvimento de misturas complicadas como o RNA – um corrosivo nucléico presente em todas as células vivas.

Os cientistas escreveram: “Nossas descobertas destacam um ambiente sustentado, cíclico e potencialmente ocasional no início de Marte”, que pode ter sido “ótimo para o desenvolvimento pré-biótico”.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui