Um restaurante no estado Rhode Island nos Estados Unidos está enfrentando uma reação massiva depois que um meme antissemita foi postado nas mídias sociais.
O post em questão apareceu sexta-feira na página do Facebook do Atlantic Sports Bar and Restaurant na Shove Street em Tiverton, RI, de acordo com o The Boston Globe. Ele supostamente mostrou uma foto em preto e branco de Anne Frank com as palavras “Está mais quente que um forno lá fora … E eu deveria saber!” Uma legenda acompanhava a imagem que dizia “#ohboy”. Informações do portal Boston.
Frank era a adolescente que ficou conhecida mundialmente quando seu diário foi publicado postumamente em 1947. Ele narrava os dois anos que Frank e sua família passaram se escondendo dos nazistas enquanto as forças de Hitler ocupavam a Holanda. A Gestapo acabou prendendo a família de Frank, e a jovem morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen quando tinha apenas 15 anos.
O post do restaurante rapidamente chamou a atenção. Jessica Machado, apresentadora de talk show da WBSM em New Bedford, foi a primeira a contar a história. Depois de vê-lo, ela disse que ligou para o restaurante para uma explicação. Machado contou ao Globo que a princípio conversou com uma funcionária que disse não saber da postagem. Essa funcionária teria desligado na cara de Machado quando perguntou sobre quem postou a imagem.
Machado ligou de volta e falou com o proprietário.
“Ele dobrou e disse que tinha acabado de pesquisar no Google, achou engraçado, e que eles estavam muito, muito ocupados e estava muito quente lá, e que eles não tinham tempo para lidar com minhas preocupações ou perguntas. . Ele me disse para não ligar de volta e então, clique, desligaram”, disse Machado em seu programa, segundo o Globo.
Alguém do restaurante disse à ABC 6 que o funcionário que postou a imagem não sabia que o meme era uma foto de Anne Frank.
O restaurante apagou a imagem e pediu desculpas em sua página no Facebook.
“O post foi mal pensado e percebemos que era incrivelmente inapropriado e não reflete nossos valores como membros de nossa comunidade”, dizia o pedido de desculpas. “Não há desculpa para o compartilhamento deste post e não há nada que possamos fazer para corrigi-lo, tudo o que podemos fazer agora é oferecer nossas mais profundas desculpas àqueles que foram legitimamente prejudicados por nossas ações. O Atlantic Restaurant orgulha-se de ser um espaço tolerante, inclusivo e seguro para todas as pessoas.”
Na noite de quarta-feira, toda a página do Facebook do Atlantic parecia ter sido excluída. O que ainda permanece online, no entanto, são inúmeras críticas irritadas na página Yelp do restaurante. Antes de ler essas avaliações, um “alerta de atenção do público” recebe os visitantes da página. A mensagem dizia que, devido ao aumento da atenção do público e ao influxo de novas avaliações na página, a Yelp desativou temporariamente a capacidade de criar novas avaliações do restaurante.
“Embora o racismo não tenha lugar no Yelp e rejeitemos inequivocamente o racismo ou a discriminação de qualquer forma, todas as avaliações na Yelp devem refletir uma experiência real em primeira mão do consumidor (mesmo que isso signifique desabilitar a capacidade de os usuários expressarem pontos de vista com os quais podemos concordar com)”, dizia a mensagem.
A Yelp atualmente lista o restaurante como tendo uma e meia de cinco estrelas gerais, com 278 avaliações no total. Muitas dessas críticas são negativas, citando o post de mídia social. Um grande número deles veio de usuários de todo o país.
“Alimentar o antissemitismo é muito prejudicial para o seu negócio, mas também fala com o tipo de pessoa que você é. Eu rezo para que isso te desligue. Postar um meme antissemita ofensivo é imperdoável e você sofrerá as consequências”, dizia um post atribuído a Cari S. de El Dorado Hills, Califórnia.
A Yelp não publica os sobrenomes dos usuários que deixam comentários.
“Pessoas horríveis. Não lhes daria $ 1 do meu dinheiro. Brincar sobre o Holocausto é absolutamente nojento”, dizia um post de Kenny H. de Milwaukee, Wisconsin.