25.1 C
Paraná
quinta-feira, julho 25, 2024
spot_img
InícioGeralMaior diamante rosa é encontrado em Angola

Maior diamante rosa é encontrado em Angola

spot_img

A empresa mineradora Sociedade Mineira do Lulo, operando em Angola, apresentou o “Lulo Rosa”, que se acredita ser o maior diamante rosa já encontrado. Ele é com certeza o maior dos últimos 300 anos, quando a mineração moderna começou a manter registros das pedras preciosas encontradas. Indormação do portal inovação tecnológica.

O diamante, muito puro, quase sem elementos contaminantes, pesa 170 quilates – cada quilate equivale a 0,2 grama.

Ele foi encontrado em uma mina de kimberlito, que é a forma primária de ocorrência dos diamantes, quando eles se encontram incrustados na rocha que lhes deu origem.

Em comparação, a totalidade dos diamantes encontrados no Brasil é de aluvião, o que significa que o kimberlito original foi desgastado e os diamantes rolaram para cursos d’água, onde se acumularam em regiões mais baixas devido à sua maior densidade em relação às demais rochas – veja Brasil terá mina primária de diamantes.

A mina do Lulo é operada por uma parceria entre a Lucapa Diamond, da Austrália, com a Empresa Nacional de Diamantes (Endiama), mineradora estatal de Angola, e a Rosas & Petalas, mineradora privada angolana.

Essa mina ostenta dois outros recordes, com os maiores diamantes recuperados em Angola, sendo o maior a Pedra 4 de Fevereiro, de 404 quilates. O novo diamante rosa encontrado agora é o 5º maior diamante já encontrado e o 27º com mais de 100 quilates encontrado na mina do Lulo.

Imagem: Lucapa/Divulgação

Perder peso para ganhar valor

Agora o Lulo Rosa deverá ser lapidado, um processo no qual ele perde a maior parte de seu peso, mas torna-se a joia límpida e valiosa que se costuma ver em joalherias.

Embora o novo diamante rosa ainda não tenha sido avaliado, um outro diamante da mesma cor, chamado Estrela Rosa, com 59 quilates já lapidado, foi vendido há cinco anos em um leilão por US$70 milhões.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui