A Meta Platforms Inc. começou a fazer demissões significativas na quarta-feira, o que ajudou o preço da empresa de rede social em dificuldades.
De acordo com uma declaração feita à redação pública da empresa na manhã de quarta-feira, o presidente-executivo Mark Zuckerberg informou à equipe que pretendia demitir mais de 11.000 trabalhadores, ou cerca de 13% da força de trabalho.
Zuckerberg reconheceu que o Meta META, +5,18%, cresceu muito rapidamente durante o período em que se previa que os ventos a favor da pandemia continuariam, semelhante a outros CEOs da indústria de tecnologia que anunciaram demissões nas últimas semanas e meses. Informações do portal market watch.
“Não apenas o comércio online voltou às tendências anteriores, mas a desaceleração macroeconômica, o aumento da concorrência e a perda de sinal de anúncios fizeram com que nossa receita fosse muito menor do que eu esperava”, disse ele. “Eu entendi errado e assumo a responsabilidade por isso.”
As ações da empresa controladora do Facebook subiram mais de 5% na sessão regular de quarta-feira. No ano, as ações da Meta caíram 70%.
Zuckerberg observou na postagem do blog que os cortes afetarão “todas as organizações da Família de Aplicativos e Reality Labs”, embora “algumas equipes sejam mais afetadas do que outras”. Ele deu o exemplo do recrutamento, que “será afetado desproporcionalmente, já que planejamos contratar menos pessoas no próximo ano”.
As demissões, os primeiros cortes de empregos em larga escala nos 18 anos de história da empresa, são a mais recente manifestação de um setor que enfrenta um crescimento mais lento em meio a uma retração na publicidade digital, preocupações com a economia e aumento da inflação.
O Meta, em particular, sentiu a picada ao se defender da intensificação da concorrência por dólares de publicidade e usuários de rivais mais jovens, como o TikTok, ao mesmo tempo em que enfrenta novas restrições de privacidade do inimigo de longa data Apple Inc. AAPL, -3,32% que torna mais difícil para os criadores de aplicativos como o Meta rastrear a atividade do usuário na Internet sem a permissão deles. O ex-diretor financeiro da Meta, David Wehner, avaliou o impacto na receita potencial de publicidade em mais de US$ 10 bilhões.
“A Meta enfrenta ventos contrários contínuos para o crescimento da receita de mudanças de plataforma (por exemplo, Apple) e concorrência (TikTok), exacerbados pelo cenário macro mais difícil, incluindo uma ‘normalização’ das participações de mercado de comércio eletrônico e publicidade digital ”, disse o analista da Baird, Colin Sebastian, em uma nota aos investidores quarta-feira.
O analista da RBC Capital Markets, Brad Erickson, acrescentou: “Isso não muda nada em relação aos ventos contrários fundamentais que o META enfrenta, mas o primeiro ramo de oliveira da administração é pelo menos um começo”.