15.9 C
Paraná
domingo, junho 23, 2024
InícioSaúdeSete possíveis sinais de uma tireoide hipoativa

Sete possíveis sinais de uma tireoide hipoativa

spot_img

Quais são os sintomas de uma tireoide hipoativa, um distúrbio de longo prazo no qual a glândula tireoide não gera hormônios suficientes para atender às necessidades do corpo? É crucial enfatizar que esses sintomas específicos também podem estar relacionados a uma variedade de problemas de saúde diferentes ou simplesmente ser uma indicação de que você precisa de mais sono de alta qualidade. Os sintomas podem variar de falta de energia a ganho de peso gradual.

A causa direta de como seu corpo usa e armazena energia é resultado dos hormônios da tireoide. Seu metabolismo fica mais lento quando seus níveis estão baixos, o que afeta quase todos os órgãos do seu corpo. Isso pode ser causado por várias condições, incluindo deficiência da glândula tireoide, doenças autoimunes e escolhas de estilo de vida. Informações do portal livescience.

Se você está preocupado com a possibilidade de ter problemas de tireóide, não deixe de ler. Mas um aviso: não releia essa lista, identifique os sintomas e tire suas próprias conclusões. Se você acredita que pode estar exibindo sinais de uma tireoide hipoativa, deve procurar ajuda de um profissional médico que possa fornecer um diagnóstico.

Tem problemas para perder peso

Existem muitas razões pelas quais você pode lutar com a perda de peso. Você pode não estar se exercitando o suficiente ou pode estar comendo muitas calorias. Talvez você esteja sofrendo de falta de sono ou alguns de seus medicamentos estejam interferindo no seu metabolismo.

Se sua luta é difícil de explicar, você deve descartar o hipotireoidismo. Um problema com a manutenção do peso é um dos sinais mais comuns de uma tireoide hipoativa e há fortes razões para isso.

Como mencionado anteriormente, os hormônios da tireoide regulam como seu corpo usa e armazena energia. De acordo com uma revisão em Physiological Reviews, níveis reduzidos de hormônios tireoidianos estão associados a um metabolismo mais lento, o que reduz o gasto de energia em repouso (o número de calorias queimadas em repouso) e pode levar ao ganho de peso.

Os hormônios da tireoide também ajudam a regular o apetite, de acordo com um estudo do Journal of Thyroid Research, portanto, uma tireoide hipoativa pode fazer com que você sinta mais fome, mesmo que não precise comer mais.

Está sempre cansado

A fadiga é um sintoma muito amplo e pode sinalizar muitos problemas de saúde diferentes. Pode ser resultado direto de estresse crônico, falta de sono, certos medicamentos e esforço físico, mas o descanso geralmente ajuda a rejuvenescer.

Se o seu cansaço parece não ter uma explicação plausível, no entanto, e uma boa noite de sono está fazendo pouca diferença em seus níveis de energia, pode ser um sinal de problemas hormonais

Não aguenta o frio

Você tem sido mais sensível a temperaturas frias recentemente? Ter problemas para tolerar o frio é outro sinal de uma tireoide hipoativa. Seu corpo é bastante hábil em regular sua temperatura. Sempre que sente que a temperatura está caindo, queima mais calorias para gerar calor.

Na maioria das vezes, é um processo contínuo que mal é percebido no dia a dia. Mas quando os hormônios da tireoide não funcionam como deveriam e seu metabolismo diminui, sua capacidade de se manter aquecido também diminui. De acordo com um estudo do Journal of General Internal Medicine, aproximadamente 40% das pessoas com hipotireoidismo se sentem mais sensíveis ao frio do que costumavam.

Seus músculos e articulações doem

Músculos e articulações vão doer por várias razões. De acordo com um artigo no jornal American Family Physician, os problemas musculares podem estar relacionados a uma série de causas infecciosas, neurológicas, inflamatórias, reumatológicas, genéticas, metabólicas, induzidas por eletrólitos ou induzidas por drogas. Mas se tudo parece estar em perfeitas condições, mas você se encontra lutando com dores, talvez seja necessário verificar seus hormônios da tireoide.

Mas por que? Pessoas com hipotireoidismo têm um metabolismo alterado que é mais voltado para o catabolismo do que para o anabolismo. O catabolismo é um estado de quebra do tecido muscular para obter energia, enquanto o anabolismo ajuda a ganhar músculo. Com baixos níveis de hormônio da tireoide, sua massa e força muscular podem diminuir, levando a sentimentos de dor e fraqueza.

Tem pele seca e cabelo fino

Pele seca e cabelos ralos ou secos são outro sinal de uma tireoide hipoativa. Assim como qualquer outra célula do corpo, o crescimento e o metabolismo dos folículos pilosos e das células da pele são regulados pelos hormônios da tireoide.

Um estudo publicado no International Journal of Trichology relatou níveis diferenciais de disfunção tireoidiana em diferentes tipos de alopecia e também mostrou que a prevalência de disfunção tireoidiana em pacientes com alopecia aumentou com a idade.

Da mesma forma, quando as células da pele não são reabastecidas com frequência suficiente, as células mortas da pele não se desprendem como normalmente fariam. Esse acúmulo de pele danificada pode levar a uma aparência escamosa e seca.

Vive períodos menstruais pesados ou irregulares

Mudanças no ciclo menstrual podem acontecer por muitas razões diferentes. Enquanto alguns podem ser relativamente inofensivos e relacionados a fatores de estilo de vida, como estresse, dieta, viagens ou mudanças no peso corporal, outros significam sérios problemas de saúde.

De fato, períodos menstruais intensos e/ou irregulares são um dos sinais de uma tireoide hipoativa. Isso porque os hormônios da tireoide estão ligados ao funcionamento do sistema reprodutivo.

A interação complexa entre diferentes hormônios ajuda a regular o ciclo menstrual e garante que os ovários e o útero funcionem adequadamente. De acordo com uma revisão publicada nos Annals of the New York Academy of Sciences, mulheres com hipotireoidismo tendem a ter períodos mais pesados e irregulares.

Tem humor baixo

Um dos sinais menos aparentes de uma tireoide hipoativa é a depressão. Vale ressaltar que de todos os sintomas mencionados até agora, este pode ser o menos claro.

Os cientistas ainda não têm certeza se existe uma ligação direta entre hipotireoidismo e transtornos de humor. De acordo com uma meta-análise publicada no JAMA Psychiatry, a ligação entre hipotireoidismo e depressão não é tão forte quanto se supunha anteriormente e pode ser mais pronunciada em mulheres do que em homens. Outra meta-análise publicada na Translational Psychiatry descobriu que o hipotireoidismo pode estar relacionado a transtornos de humor em pacientes mais jovens, mas não em pacientes mais velhos. Também demonstrou que a terapia de reposição hormonal da tireoide não parece melhorar os sintomas de depressão.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui