Pode parecer loucura ver algo sem realmente olhar para ele. Considerando tudo, como você veria algo se não estivesse realmente verificando? Usando ondas de luz, o conceito fundamental por trás disso foi extensivamente investigado. No entanto, uma nova pesquisa demonstra que as micro-ondas também podem ser usadas para medições sem interação.
Naturalmente, não estamos necessariamente nos referindo ao micro-ondas típico encontrado em uma sala de descanso. Em vez disso, estamos falando de poderosas microondas produzidas pelo que os pesquisadores chamam de dispositivo transmon. Este instrumento visa “ver” um pulso de micro-ondas sem absorver ou reemitir qualquer onda de luz. Mesmo que esteja muito longe de viajar no tempo, ainda é incrível.
É um experimento fascinante que pode levar a estudos mais aprofundados de medições sem interação. Os modelos teóricos usados pela equipe para respaldar os experimentos respaldam os resultados. É também mais uma ilustração de como os gadgets quânticos também podem funcionar de maneira impossível nos gadgets tradicionais.
Isso é frequentemente referido como a vantagem quântica pelos físicos. Mas exatamente o que tudo isso significa? Em primeiro lugar, tudo é muito baseado na física quântica, o que significa que essas medições sem interação não serão realmente usadas em dispositivos do mundo real por muito tempo.
No entanto, assim como qualquer cientista, poderia facilmente se transformar em algo muito maior em alguns meses ou anos. Por exemplo, esse tipo de medição sem interação pode um dia tornar muito mais rápido e simples extrair informações de processadores quânticos sem realmente interferir nas funções contínuas do processador.
Esse tipo de descoberta pode melhorar significativamente a eficácia dos dispositivos quânticos, particularmente na física quântica, onde até mesmo uma interação suave pode causar problemas. Na Nature Communications, os pesquisadores apresentaram sua nova abordagem para medição sem interação.