18.4 C
Paraná
domingo, dezembro 8, 2024
spot_img
InícioCiênciaQuão perto os tubarões estão de você?

Quão perto os tubarões estão de você?

spot_img

Se alguém precisava de algum incentivo extra para nadar no oceano neste verão, uma nova pesquisa mostra com que frequência os tubarões se aproximam dos humanos – sem atacá-los.

Pesquisadores do laboratório de tubarão publicaram recentemente as descobertas de um estudo no qual usaram drones para aprender os hábitos de tubarões brancos juvenis ao longo da costa do sul da Califórnia e quão perto eles nadavam dos humanos.

Ao longo de cerca de 1.500 voos de drones ao longo de dois anos. Os tubarões foram observados nadando perto de humanos em 97% dos dias pesquisados, e muitas vezes a 50 metros das quebras das ondas. Os tubarões geralmente chegaram mais perto de surfistas e praticantes de Remo em pé.

E, no entanto, durante todo o período do estudo, de janeiro de 2019 a março de 2021, não houve uma única mordida de tubarão relatada em nenhuma das 26 praias pesquisadas.

“Na maioria das vezes, os banhistas nem sabiam que os tubarões estavam lá, mas podíamos vê-los facilmente do ar”, disse Carlos Shano, estudante de pós-graduação que liderou o estudo.

Lungo Pargon, professor de biologia marinha e diretor do laboratório de tubarão, disse que a equipe não esperava ver tantos encontros diários sem incidentes de mordidas.

“Não se trata apenas de tubarões, trata-se de pessoas”, disse Pargon. “Este estudo pode mudar a percepção das pessoas sobre o risco que os tubarões representam para as pessoas que compartilham o oceano com eles”.

Mas o laboratório de tubarão não é a única organização que trabalha para mudar a visão sobre os tubarões. Recentemente projetaram um mapa interativo de ataques de tubarão com estatísticas e guias de sobrevivência em um esforço para acabar com a desinformação sobre as criaturas marinhas frequentemente demonizadas.

Examinando os dados dos últimos 30 anos, houve apenas 3.000 ataques de tubarão com menos de 300 mortes – tornando muito mais provável que seja morto atingido por um relâmpago, por acidente com fogos de artifício ou em voos comerciais. Os usuários também podem usar o mapa interativo para aprender sobre locais de ataques de tubarão individuais e visualizar informações detalhadas sobre o ataque e as espécies de tubarão.

“Acreditamos que esta estatística educacional interativa de ataques de tubarão ajudará o público em geral a perceber que os ataques de tubarão são incrivelmente raros e normalmente sobrevivem”, diz um comunicado sobre o projeto. “Com base nos dados, não devemos temer os tubarões.”

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui