Os temores de que a economia esteja com dificuldades são confirmados pela Alphabet (GOOGL) e pela Microsoft (MSFT).
Em 25 de outubro, os dois gigantes da tecnologia sinalizaram um alerta sobre a atual desaceleração e começaram a temporada de grandes lucros da tecnologia.
Suas advertências podem ser resumidas em uma frase: a economia não está em boa forma e não vai melhorar tão cedo.
Ambas as empresas são multinacionais que vendem bens e serviços para indivíduos e organizações, incluindo governos. Como resultado, eles estão em boa posição para oferecer uma avaliação precisa do estado da economia. Informações do portal the street
Dado que a Alphabet é a quarta maior corporação do mundo e a Microsoft é a terceira maior, elas têm um valor de mercado combinado de US$ 3,235 trilhões. A maior empresa do mundo é a Apple (AAPL), seguida pela Saudi Aramco, uma grande empresa petrolífera.
Os resultados da Alphabet e da Microsoft demonstram que os gastos de consumidores e empresas diminuíram.
Menos receita de anúncios
A má notícia veio da Alphabet, a organização proprietária do YouTube e do Google.
O CEO Sundar Pichai informou os analistas sobre os resultados que existem atualmente maiores incertezas do que no passado.
A principal fonte de receita dos Serviços do Google, que inclui bens e serviços como anúncios, Android, Chrome, hardware, Google Maps, Google Play, Search e YouTube, foi confirmada pela Alphabet como sendo a inflação, que é a principal ameaça à a economia, e a taxa de juros aumenta para combatê-la.
As principais fontes de receita dos Serviços do Google são publicidade, vendas de aplicativos e compras no aplicativo, vendas de produtos de conteúdo digital, vendas de hardware e taxas de serviços baseados em assinatura, como YouTube Premium e YouTube TV.
De fato, a Alphabet confirmou que a maior ameaça à economia é a inflação, e as tarifas destinadas a combatê-la afetarão o setor de publicidade online, que é a principal fonte de receita dos serviços do Google, que incluem produtos e serviços como anúncios. Android. e Chrome. , hardware, Google Maps, Google Play, pesquisa e YouTube.
Os serviços do Google geram receita principalmente com publicidade; vendas e compras no aplicativo de aplicativos, produtos de conteúdo digital e hardware; e pagamentos recebidos de produtos baseados em assinatura, como YouTube Premium e YouTube TV.
A receita do terceiro trimestre da Alphabet aumentou 6% ano a ano, para US$ 69,09 bilhões. Isso está abaixo das expectativas dos analistas de US$ 70,58 bilhões. Aumentou 41% no terceiro trimestre de 2021.
O crescimento dos lucros no último trimestre foi um dos mais fracos desde 2013 fora do surto da pandemia.
A busca, que até agora havia escapado da desaceleração econômica, foi atingida quando os anunciantes desistiram no terceiro trimestre. Pesquisa e todas as receitas relacionadas foram de US$ 39,54 bilhões, em comparação com as expectativas dos analistas de US$ 40,87 bilhões.
A receita do YouTube caiu 2%, para US$ 7,07 bilhões, pois enfrenta forte concorrência da plataforma de vídeos curtos TikTok. Isso é uma grande surpresa, pois os analistas esperavam que a receita da plataforma, que lançou recentemente o Shorts, um formato para combater a ascensão do TikTok, visse seu aumento de 3%.
O diretor de negócios do Google, Philipp Schindler, disse a analistas na teleconferência de resultados que a retração de anunciantes vista no segundo trimestre foi mais pronunciada no terceiro trimestre. Em particular, os anunciantes de serviços financeiros, como seguros, crédito, hipotecas e criptomoedas, disseram que não anunciam muito seus produtos.
Dólar forte
A empresa também notou um pequeno número de empresas de jogos de azar anunciando seus produtos e serviços.
Nesse contexto, a Alphabet continua economizando. Ruth Porat, o diretor financeiro da empresa disse a analistas que o grupo reduzirá significativamente seu ritmo de contratação no quarto trimestre. A Alphabet planeja contratar apenas metade dos funcionários que contratou no terceiro trimestre. O recrutamento é principalmente para ‘funções-chave’ e ‘talento técnico’.
Porat também alertou que o dólar forte, que impactou os resultados do terceiro trimestre, terá um papel “ainda maior” no quarto trimestre.
Um dólar forte é uma grande dor de cabeça para a Microsoft. Espera-se agora um vento contrário de 5 pontos percentuais para o crescimento da receita no EF23.
A receita da empresa aumentou 11% para US$ 50,1 bilhões no primeiro trimestre do ano fiscal de 2023 encerrado em 30 de setembro. Este é o crescimento de receita trimestral mais fraco registrado pela Microsoft em cinco anos. O lucro líquido foi de US$ 17,6 bilhões.
O Azure, o setor de serviços em nuvem pronto para crescer e justificar muitas das apostas dos gigantes do software, foi um pouco decepcionante. A receita do Azure e de outros serviços em nuvem aumentou 35% ano a ano (42% para CC), ligeiramente abaixo do consenso de 36,5%.
Os próximos meses não são otimistas:
Espera-se que o crescimento da receita do Azure diminua cerca de 5 pontos percentuais consecutivos em uma base de moeda neutra.
A diretora financeira Amy Wood disse a analistas que o aumento dos preços da energia aumentou o custo de implantação de serviços em nuvem na Europa. Ela alertou que isso continuaria nos próximos meses.
“Em um mundo de ventos contrários crescentes, a tecnologia digital é o vento a favor”, disse o CEO Satya Nadella em comunicado. “Neste ambiente, nosso foco é ajudar nossos clientes a fazer mais com menos, ao mesmo tempo que investem em áreas de crescimento de longo prazo e administram nossa estrutura de custos com disciplina.
A queda do computador
A Microsoft também está enfrentando um colapso no mercado de PCs após a era de ouro da pandemia de Covid-19.
Wood disse que os PCs serão um “mercado difícil” para a Microsoft no ano fiscal de 2023, mas disse que o uso de PCs ainda está acima dos níveis pré-pandemia. Ela acrescentou que neste ambiente, a Microsoft quer manter uma “mão firme” quando se trata de investimentos, mas está respondendo ao ambiente macro reduzindo o crescimento dos gastos.
De acordo com o Gartner, as remessas globais de PCs caíram 19,5% no terceiro trimestre de 2021 em comparação com o terceiro trimestre de 2021, para 68 milhões de unidades, abaixo dos 84,1 milhões de unidades no mesmo período do ano passado.
“Este é o declínio de mercado mais acentuado desde que o Gartner começou a rastrear o mercado de PCs em meados da década de 1990, e o quarto trimestre consecutivo de declínios ano a ano.”
As ações da Alphabet caíram quase 7% após o expediente, assim como as da Microsoft, que também perderam quase 7%.