Na quinta-feira às 16h00 será inaugurada a exposição “Espeleo Arte Histórica” no Museu Casa Alfredo Andersen. Faz parte da programação artístico-cultural do 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia, que acontece na capital paranaense e reúne os mais destacados cientistas das cavernas.
A obra de diversos artistas naturalistas que trabalharam o tema no Brasil desde o século 18 será trazida à tona por meio da instalação artística e histórica da exposição. Os visitantes poderão conhecer a importância desses naturalistas, artistas e cientistas que registraram as cavernas brasileiras usando diversos métodos, do grafite à tinta, proporcionando uma experiência sensorial, espeleológica e histórica.
A mostra conta com artesãos e naturalistas como Johann Moritz Rugendas, Theodoro Sampaio, Manuel de Araújo Porto-Alegre, Alexandre Rodrigues Ferreira, Hornbrook e, especialmente, Peter Andreas Brandt e Peter Lund, considerado precursor de arqueologia, paleontologia e espeleologia do Brasil .
A Espeleo Arte Histórica foi pensada para preservar a interseção entre arte, história e ciência, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva que inclui informações detalhadas sobre os artistas, retratos artísticos criados no local e elementos que remetem ao período em que esses naturalistas atuaram.
“Além de adquirir uma ‘pincelada’ de conhecimento histórico, o público vai se sensibilizar com as cavernas e compreender a riqueza natural que são esses ecossistemas que o Brasil possui e que são lares para descobertas pré-históricas que podem trazer respostas para a existência humana, ” disse Birgitte Tümmler, curadora e coordenadora do evento Espeleo Arte. “ As descobertas de Lund em cavernas de Minas Gerais, por exemplo, foram referências para as teorias de Darwin, ” conclui.
A mostra, que fica em cartaz até 10 de agosto, promete emocionar os visitantes por meio de instalações e experiências sensoriais que recriam a atmosfera de uma caverna real com luzes, sons e imagens.
A Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/CeCav) promovem a Espeleo Arte e o 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia, organizados pelo Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná (GEEP-Açungui) e Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE). A Secretaria Estadual de Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Turismo Curitiba, E-caves e Acampar estão entre os que apoiam o projeto.