Os pais que desejam um janeiro diferente para os filhos entre oito a 12 anos podem inscreve-los na Colônia de Férias do Museu Oscar Niemeyer, o MON, prevista para acontecer de 25 a 28 de janeiro, agora em novo formato, com ações ao ar livre: na parte externa, no Parcão e no Vão-Livre.
As atividades oferecidas irão abordar questões relativas à experiência individual, sensorial e coletiva com a arquitetura do MON e arredores, numa oportunidade de interagir com a arte.
O programa, desenvolvido para crianças de 8 a 12 anos, contará com duas sessões diárias da mesma atividade, com capacidade limitada de público. As oficinas foram elaboradas para serem desenvolvidas em conjunto com uma pessoa responsável, que deverá acompanhar o menor, criando um ambiente de conexão entre os participantes.
Para participar é necessário fazer a inscrição neste link e receber a confirmação. Cada atividade custa R$ 15 e o pagamento deve ser feito diretamente na bilheteria do MON, no dia do evento.
TERÇA-FEIRA (25) – PEQUENOS MUNDOS – A proposta é olhar para os elementos que compõem a parte externa do MON e perceber as relações entre a natureza e os seres humanos. O ponto de partida será fazer composições na água com elementos naturais coletados no parque. A segunda etapa será de investigações e análises das composições através de desenhos, textos e fotografias. O objetivo é refletir sobre as possibilidades de criação com elementos naturais, explorando cores, texturas, transparências e luzes proporcionadas pela relação com o sol.
QUARTA-FEIRA (26) – ARQUITETURA DAS SENSAÇÕES – Através de desenhos em superfícies transparentes ocorrerá uma imersão na arquitetura do museu. Será feita uma investigação na parte externa, registrando as quatro faces do conjunto arquitetônico do MON, percebendo suas variações de ângulos, linhas, cores e sensações. Após esses registros, daremos cor às sensações através de desenhos com diversos materiais.
QUINTA-FEIRA (27) – LABORATÓRIO CRIATIVO DE STENCIL COM TINTA SPRAY – A exposição “OSGEMEOS: Segredos” será o ponto de partida para essa experiência. Assim como os artistas que tiveram o primeiro contato com a tinta spray nas oficinas oferecidas pela Pinacoteca de São Paulo, será criado um stencil e os participantes experimentarão alguns dos materiais mais utilizados por eles: a tinta spray e as paredes. A obra desenvolvida pela dupla de artistas OSGEMEOS na fachada do museu será observada atentamente, com destaque para as cores e texturas utilizadas nas roupas dos personagens.
SEXTA-FEIRA (28) – OFICINA COM O ARTISTA CLEVERSON OLIVEIRA: “DA MINHA JANELA” – Nesta oficina serão feitos desenhos de paisagens utilizando a técnica da aquarela. Com base nas imagens escolhidas por Cleverson Oliveira, um dos artistas convidados para a exposição “Afinidades”, em cartaz na Sala 9, serão criados junto com ele trabalhos que mostram exemplos de processos de criação. A proposta surge do trabalho do artista realizado para a mostra.