A imagem impressionante do Telescópio Espacial Webb é a imagem do mês de janeiro da Agência Espacial Européia, o que pode não ser uma surpresa.
LEDA 2046648, uma galáxia espiral na constelação de Hércules localizada a mais de um bilhão de anos-luz da Terra, pode ser vista na parte inferior da imagem. Um campo de galáxias mais distantes, variando em forma de espirais a pontinhos de luz no vasto universo, fica atrás do LEDA.
Em dezembro de 2021, o Webb foi lançado da Guiana Francesa; Em julho, começou a fazer observações científicas do universo. Webb capturou imagens de galáxias distantes, exoplanetas e até planetas em nosso próprio sistema solar, lançando uma nova luz sobre eles.
De acordo com um comunicado da ESA, esta imagem foi tirada durante o processo de comissionamento de um dos instrumentos do Webb, o Near-Infrared Imager and Slitless Spectrograph (NIRISS), apesar do fato de que só recentemente foi divulgado. A Near-Infrared Camera (NIRCam) do Webb voltou sua atenção para LEDA 2046648 e seus arredores no céu noturno enquanto o NIRISS estava focando em uma anã branca, ou remanescente do núcleo da estrela.
Compreender como as primeiras estrelas e galáxias se formaram é um dos principais objetivos de Webb ao estudar o universo distante. NIRCam e MIRI, os principais instrumentos do telescópio, estão examinando algumas das primeiras luzes do universo para esse fim.
Embora os dados infravermelhos a partir dos quais a imagem foi criada registrem claramente muito mais galáxias, a imagem realmente contém centenas de fontes de luz que nossos olhos podem perceber.
Os cientistas são capazes de ver algumas das primeiras luzes do universo graças às imagens de campo profundo de Webb, que frequentemente tiram proveito das lentes gravitacionais, que ampliam a luz à distância pela curvatura gravitacional do espaço-tempo.
Embora esta imagem de LEDA 2046648 não tenha um campo profundo, ela ainda transmite o mesmo sentimento: admiração pela vastidão do universo e a percepção, mesmo que apenas por um momento, de que nossas mentes podem compreender apenas uma pequena parte dele.