Muitos agricultores plantaram soja mais cedo do que nunca, na expectativa de maiores rendimentos e aumento de receita.
O agrônomo da Agoro Carbon Alliance, Mark Worner, afirma: “Com qualquer tendência, a prova está no pudim.” Acredito que a maioria dos agricultores está percebendo que, quando as condições forem adequadas, eles podem colher seus grãos mais cedo, resultando em um maior retorno do investimento.
O potencial de plantio antecipado foi possibilitado por equipamentos melhores. De acordo com o gerente técnico de agronomia da Syngenta, Bruce Battles, “os recursos melhoraram sua capacidade de percorrer muito mais terreno, muito mais rápido”, do ponto de vista do produtor. Eles podem começar a pensar no plantio antecipado porque têm mais capacidade, algo a que nem sempre tiveram acesso.
Como a maturidade da soja depende dos fotoperíodos, plantar a soja mais cedo permitirá um maior crescimento vegetativo antes do equinócio de verão.
Worner afirma: “Como regra geral, uma vez que a luz do dia começa a ficar mais curta, a soja começa a pensar reprodutiva em vez de vegetativa”. Estamos preparando essa planta para ter mais nós quando atingir a maturidade, se pudermos colher nossa soja mais cedo e ter mais crescimento vegetativo até 21 de junho. Mais vagens vêm com mais nós. Mais casos significam mais feijões e um retorno melhor.”
A relação existente entre as datas de plantio e os rendimentos finais também pode ser influenciada pela geografia.
De acordo com Battles, “o plantio precoce significa algo diferente para diferentes pessoas e diferentes regiões geográficas”. O plantio na primeira quinzena de abril realmente mostrou seu valor no sul de Illinois, mas isso não significa necessariamente a mesma coisa para o centro de Iowa.
O benefício adicional de plantar mais cedo é um rendimento maior. A resiliência da soja pode ajudar os agricultores a planejar melhor seus cronogramas de plantio. Worner explica: “Temos uma taxa de sucesso melhor por não ter que voltar e replantar a cultura se plantarmos feijão em solos um pouco úmidos ou um pouco frios do que fazemos com milho”. Dá ao agricultor a oportunidade de começar em alguns acres quando o tempo não está bom para o milho, o que ajuda no gerenciamento do tempo.
No final da temporada, as dores de cabeça podem diminuir se a cobertura do solo for aumentada mais cedo.
Battles afirma: “Acho que um dos maiores valores disso que não é falado é obter uma boa cobertura do solo.” A obtenção de um dossel anterior fornece controle de ervas daninhas como um recurso integrado. Você não está apenas suprimindo as ervas daninhas, mas também colhendo a luz solar de forma mais eficaz ao fazer isso.
Os agricultores podem aproveitar ao máximo a soja plantada precocemente, adotando algumas medidas importantes de gerenciamento. A semente pode ser protegida das mudanças de temperatura no solo em profundidades de plantio mais profundas.
Worner afirma: “A temperatura do perfil do solo será mais consistente quanto mais fundo você for.” Queremos que a soja esteja em uma profundidade onde não esteja passando por rápidos ciclos de resfriamento e aquecimento quando pensamos em emergência. Ele acrescenta que isso pode confundir a germinação e a emergência da soja.
Ao plantar mais fundo, é essencial identificar o tipo de solo e as condições de campo apropriados.
De acordo com Worner, “será mais difícil obter uma safra de feijão plantada precocemente se você tentar [plantar mais fundo] em solos propensos a crostas ou solos emergentes duros”. Você precisa ter cuidado e procurar alguns de seus melhores acres onde não terá que lutar contra problemas de emergência.
Além disso, o risco de doenças pode ser aumentado por solos frios e úmidos.
De acordo com Battles, “você pode ficar exposto a muitos patógenos e desacelerar a planta em geral sempre que os solos ficarem mais frios e ficarem úmidos por mais tempo”. Como resultado, a planta é menos capaz de superar doenças que se desenvolvem em suas raízes ou caules.
A planta pode ser protegida no início da temporada com um tratamento de sementes.
De acordo com Battles, “uma das coisas mais importantes que eu encorajaria as pessoas a fazer é usar uma soja que foi tratada com um inseticida e um fungicida e realmente tentar não economizar nisso”. Você colocará mais estresse nas culturas que foram plantadas cedo.
Quando as condições certas estão presentes, o plantio precoce de soja pode produzir resultados empolgantes, apesar dos riscos. De acordo com Mark Licht, agrônomo da Iowa State University Extension, “tenho visto algumas melhorias drásticas no rendimento quando plantei alguns campos de soja primeiro e depois mudei para milho antes de terminar a soja”, a maioria dos os agricultores podem antecipar um aumento de rendimento de 3 a 4 alqueires por acre após 11 de abril. Minha soja que foi plantada antes quase sempre produziu mais frutos do que aquelas que foram plantadas depois. Se você é um produtor que ainda não experimentou, experimente e tenha certeza de que funciona.