25.1 C
Paraná
segunda-feira, maio 20, 2024
InícioGeralO Stonehenge é alinhado com a Lua?

O Stonehenge é alinhado com a Lua?

spot_img

Stonehenge tem sido famoso por seu alinhamento com o sol nos solstícios ao longo de milênios, mas surge a questão: será que também se alinha com a lua? Um fenômeno raro, conhecido como “estacionamento lunar principal”, está ocorrendo agora, e os cientistas estão prontos para investigar se os antigos construtores do monumento o projetaram para se alinhar com nosso satélite natural.

O estacionamento lunar principal ocorre a cada 18,6 anos, quando a lua nasce e se põe em pontos mais ao norte e ao sul do horizonte do que o habitual, conforme explicado em um comunicado da Sociedade Astronômica Real. Além disso, da nossa perspectiva aqui na Terra, a lua atinge altitudes mais elevadas no céu do que o sol no verão e altitudes mais baixas do que o sol no inverno.

Este ciclo lunar singular está ocorrendo este ano e continuará até 2025. “É um ciclo longo. Os arqueólogos tiveram poucas oportunidades de estudá-lo [em Stonehenge]”, disse Jennifer Wexler, historiadora sênior de propriedades com especialização em locais pré-históricos na English Heritage, uma organização que supervisiona locais históricos na Inglaterra.

Stonehenge passou por várias fases de construção e reconstrução, iniciando por volta de 3000 a.C. com a construção de uma grande vala circular com bancos internos e externos e duas entradas.

Dentro do círculo interno deste monumento, os arqueólogos encontraram 56 poços, chamados de Buracos de Aubrey em homenagem a John Aubrey, um antiquário do século XVII que os descreveu pela primeira vez. Esses buracos possivelmente suportavam troncos ou pedras eretas em algum momento. No entanto, alguns contêm sepultamentos de cremação, assim como outros locais dentro de Stonehenge. Curiosamente, muitas das cremações são encontradas na parte sudeste de Stonehenge, perto de três poços que provavelmente sustentavam postes de madeira e que parecem alinhar-se com o nascer da lua na direção sul durante um estacionamento lunar principal.

Esses sepultamentos sudeste, tanto nos Buracos de Aubrey quanto ao redor deles, parecem ter permanecido significativos, pois por volta de 2500 a.C., quando as famosas pedras grandes foram colocadas inicialmente, os antigos construtores colocaram as chamadas quatro Pedras de Estação neste local. O eixo longo do retângulo formado por essas pedras pode se alinhar com o ponto de nascer mais ao sul da lua, de acordo com o comunicado.

“A conexão arquitetônica de Stonehenge com o Sol é bem conhecida, mas sua ligação com a lua é menos compreendida”, disse Clive Ruggles, professor emérito de arqueoastronomia na Universidade de Leicester. “As quatro Pedras de Estação se alinham com as posições extremas da lua, e os pesquisadores debateram por anos se isso foi deliberado, e – se sim – como isso foi alcançado e qual poderia ter sido o seu propósito.”

Os antigos podem ter considerado o estacionamento lunar principal como um tempo sagrado, já que “teriam sido muito mais conscientes do céu do que somos agora”, disse Wexler. “Essas pessoas também seriam agricultores primitivos, então entender esses ciclos seria extremamente importante para elas.”

É possível que as pessoas tenham transmitido aos seus descendentes sobre o posicionamento único da lua, observou ela. “Pode ter sido parte da conexão ancestral com Stonehenge como um local sagrado.”

Durante as observações do estacionamento lunar principal em Stonehenge, pesquisadores da Historic England, das universidades de Oxford, Leicester e Bournemouth e da Sociedade Astronômica Real examinarão diferentes aspectos do local.

“Queremos entender um pouco do que era experimentar esses extremos nasceres e pôr da lua”, disse Amanda Chadburn, arqueóloga do Kellogg College da Universidade de Oxford. “e testemunhar seus efeitos visuais nas pedras (por exemplo, padrões de luz e sombra), e considerar influências modernas como tráfego e árvores, e documentar tudo isso através da fotografia para estudos futuros.”

Até 2024, o público é convidado a Stonehenge para vários eventos, incluindo um planetário temporário, palestras e uma transmissão ao vivo apenas online do nascer da lua mais ao sul em Stonehenge em junho. Os pesquisadores também estão colaborando com uma equipe em Chimney Rock, Colorado, o local de um assentamento Chacoan que também pode se alinhar com a lua durante o estacionamento lunar principal.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui