16.2 C
Paraná
terça-feira, maio 21, 2024
InícioTecnologiaO Threads está espionando você?

O Threads está espionando você?

spot_img

Desde o lançamento na quarta-feira, o novo aplicativo de mídia social da Meta, Threads, atraiu 100 milhões de novos usuários, tornando-se o aplicativo de crescimento mais rápido de todos os tempos.

Como outros aplicativos de entretenimento virtual, os clientes presumivelmente mal examinaram – ou pularam – os acordos sobre quais dados a Threads pode coletar, oferecer e vender sobre eles.

Meta provavelmente já tinha muitos dados sobre clientes, já que Threads é baseado em seu estágio do Instagram.

Então, quanto o Threads realmente sabe sobre você e como ele pode, a qualquer momento, gerenciar essas informações? A seguir, algumas motivações para se preocupar com sua segurança:

Além das solicitações usuais de privacidade do aplicativo, como histórico de navegação e dados de localização, o Threads também solicita informações financeiras, dados de saúde e condicionamento físico, diagnósticos e “informações confidenciais” que soam nefastas. As plataformas de mídia social monetizam os dados do usuário vendendo anúncios relevantes com base em sua atividade e localização.

Muitos clientes expressaram preocupação com o Threads por sua lista de 14 pontos de consentimentos de informação que você está concedendo ao Meta para usar o aplicativo. Twitter, por exame, tem 10 destes.

Dan Ackerman, editor-chefe de um website de notícias tecnológicas afirma: “Eu diria que está nos limites externos do que geralmente se espera, o que é esperado de sua conexão com o Facebook , uma marca há muito conhecida por ser especialmente ávida por coletar dados do usuário e comercializá-los de diferentes maneiras.”

Os clientes do Android podem ignorar uma parte das demandas de informações do aplicativo, enquanto a Apple Application Store é “mais viva com ou sem ele”, disse Ackerman.

“Também não ajuda que não haja uma forma totalmente utilitária de Threads baseada em programa no momento, portanto, você precisa usar a variante do aplicativo”, disse ele.

Meta recusou minha solicitação de informações e explicações.

A coleção de dados do Threads é pior do que o Twitter?

Não é realmente prejudicial, propõe Tim Bajarin, um veterano especialista em inovação e executivo da Inventive Methodologies, empresa de pesquisa estatística com sede em San Jose, Califórnia. “Os clientes devem saber que esta lista de informações do Threads é extraída diretamente do Instagram e está toda ligada ao seu motor de marketing quando eles começam a usar o Threads.

“No momento em que você aprova dados financeiros, por exemplo, eles não estão olhando para suas declarações bancárias nem nada”, disse Bajarin.

Em vez disso, o Threads reúne o que você está postando e gostando, onde você está e se você comprou algo por meio de um site, aplicativo ou jogo externo no qual você se conectou usando seu ID associado do Facebook/Instagram (geralmente para tentar não fazer outro segredo frase em geral).

Bajarin disse que os clientes estão concedendo acesso ao Meta para promoção futura.

“A Meta não está dando a você um aplicativo gratuito com a melhor das intenções – eles estão lá para trazer dinheiro, que geralmente é de publicidade.”

Threads pode coletar e salvar esses dados, e as informações também podem ser transmitidas a administrações externas associadas ao seu perfil de Threads.

Você poderia, a qualquer momento, desativar Threads?

Na verdade, mas você não pode apagá-lo sem apagar também o Instagram, disse Bajarin.

“Meta construiu Threads usando como base o Instagram, em cima do programa real, portanto, seria extremamente difícil desinstalar um e não os dois – essencialmente da maneira como é projetado hoje. ser aplicações totalmente diferentes”, disse Bajarin.

Para desativar (mas não apagar) sua conta do Threads, Adam Mosseri – o supervisor do Instagram que atualmente inicia o aplicativo Threads- diz que você pode decidir ocultar seu perfil e conteúdo do Threads, apagar postagens individuais do Threads e definir seu perfil como privado.

“O Threads é alimentado pelo Instagram, então neste momento é apenas um registro, mas estamos investigando um método para apagar sua conta do Threads de forma independente”, postou ele.

“Como é especialmente fácil de se inscrever, não tem lista de espera e é simples de usar”, disse Ackerman, referindo-se ao fato de que o Threads é construído no Instagram. De qualquer forma, “para apagar sua conta do Threads depois de ingressar, você também terá que apagar sua conta do Instagram, o que me ajuda a lembrar o problema que as pessoas tiveram para apagar suas contas do Facebook anteriormente, e como houve muitas multas imprimir sobre quais informações o Facebook manteria, exceto se você realizasse tarefas extras inúteis.”

Quão seguro é o aplicativo Threads?

Threads está solicitando um número maior de consentimentos do que o Twitter, então tudo se resume ao seu nível de consolo.

Embora algumas das permissões de privacidade pareçam ridículas, como dar ao Threads acesso a dados de saúde e atividade e outras “informações confidenciais” em um smartphone, ninguém é obrigado a instalar e usar o Threads ou qualquer outro aplicativo de mídia social que monetize sua plataforma gratuita mostrando a você anúncios contextuais personalizados.

Threads está disponível em mais de 100 países, mas talvez não seja surpresa que não esteja disponível na União Europeia neste momento: a Meta teve que pagar mais de US$ 400 milhões pelos controladores da UE para convencer os clientes a reconhecer anúncios específicos.

Aos poucos, estou usando e recebendo muito do Threads, mas gostaria que houvesse mais lucidez sobre como minhas informações são coletadas e utilizadas. Além disso, estou desanimado. Meta se recusou a explicar as coisas.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui