Elon Musk é o homem mais rico do mundo porque tende a ganhar o olhar de seus inimigos.
Mas no caso ímpar de sua oferta pelo Twitter Inc. TWTR, +22,24%, ele perdeu e ganhou o Twitter. A questão é se os funcionários e a administração do Twitter se sentem vencedores quando Musk assume a liderança. Porque assim que a aquisição for concluída, o Twitter inevitavelmente passará por uma mudança chocante em sua cultura corporativa e talvez no próprio site.
“O mais fácil para Musk é comprá-lo”, disse Dan Ives, analista da Wedbush Securities. “O difícil é consertar.”
O presidente-executivo da Tesla Inc. TSLA, Musk, fez sua primeira oferta de aquisição da empresa de mídia social na terça-feira por US$ 54,20 por ação que ele resgatará, comprando a rede social por um total de US$ 44 bilhões. Eu concordei em fornecer. A notícia vem como resultado de negociações nos bastidores duas semanas antes de seu julgamento agendado no Delaware Chancery Court, com o Twitter confirmando que Musk honrou os termos do acordo de fusão. Informações do portal market watch.
Musk inicialmente fez uma oferta hostil pelo Twitter, depois de comprar 9% de suas ações, que acabou sendo aceita pela empresa no final de abril. Em seguida, ele tentou voltar atrás, dizendo em maio que o acordo estava suspenso enquanto ele aguardava dados sobre o número de bots de spam na plataforma. Como esta coluna havia deixado claro anteriormente, o problema do bot era uma fachada: o Twitter sempre alertou sobre bots na plataforma e Musk chegou a dizer quando o acordo foi anunciado que planejava corrigir a situação.
A decisão de Musk de abandonar sua postura ridícula significa que ele agora poderia possuir o Twitter dentro de uma semana – Ives previu em entrevista ao MarketWatch que o acordo seria concluído em sete a 10 dias. Enquanto os funcionários do Twitter que possuem ações vão comemorar o pagamento de um prêmio saudável por suas ações, o resto de seu futuro é nebuloso agora.
Os funcionários do Twitter já tiveram um gostinho de como será lidar com Musk. Em abril, vários funcionários conversaram com Jon Swartz, após a oferta hostil inicial de Musk pela empresa, e seus comentários foram contundentes. Em uma reunião transmitida ao vivo em junho com Musk e funcionários, eles tiveram uma visão de perto, embora virtual, de como é o bilionário – ele inferiu que cortaria empregos, disse que não é fã de trabalho remoto e elogiou as plataformas chinesas TikTok e WeChat porque “não são chatas”.
Junte tudo e parece que muitas mudanças estão em ordem na empresa de São Francisco.
“Acredito que será uma onda de funcionários que deixarão o Twitter”, disse Ives. “O DNA Musk e o DNA Twitter, é como colocar mostarda em uma fatia de pizza. Apenas culturalmente, haverá mais perguntas do que respostas.”
Musk já administra várias empresas, além da Tesla, incluindo SpaceX e The Boring Co. do líder ideal para o Twitter, o ponto de encontro do Vale do Silício.
Josh White, professor assistente de finanças da Vanderbilt University, acredita que Musk, que “tem a reputação de dedicar seu tempo, como as histórias de dormir no chão da fábrica da Tesla até conseguir acertar as coisas”, terá ainda mais motivação em esse cenário para transformar o que parece ser uma derrota legal muito pública em uma vitória financeira.
“Elon vai fechar o capital da empresa inicialmente por causa da estrutura de seu financiamento”, disse ele. “Dito isso, espero que ele esteja singularmente focado em mostrar que pode criar valor no Twitter e, eventualmente, levá-lo de volta ao público.”
Isso não será fácil. Musk estava tentando sair do acordo porque era um óbvio excesso de pagamento, especialmente depois que as ações de tecnologia foram atingidas no primeiro semestre de 2022, com o maior martelo de Wall Street voltado para empresas de mídia social à medida que a publicidade on-line desabou. E suas declarações até agora parecem ter como alvo alvos irrealistas.
Ele disse aos funcionários do Twitter na reunião geral que uma medida de sucesso seria aumentar os usuários ativos diários do Twitter para “pelo menos” 1 bilhão em cinco a 10 anos. No segundo trimestre mais recente, o Twitter, que agora informa apenas sobre usuários ativos diários monetizáveis, disse que tinha em média 237,8 milhões de usuários ativos diários monetizáveis.
Realmente não há como criar esse crescimento sem acolher tantos maus atores, bots e outros usuários desagradáveis para a plataforma, e até mesmo fazer isso provavelmente afastaria muitos usuários avançados que tornam a plataforma o que ela é hoje. Com a Suprema Corte pronta para revisar os primeiros casos envolvendo a Seção 230 da Lei de Decência nas Comunicações, em meio à indignação da extrema direita proclamando que o conteúdo de esquerda tem precedência nas mídias sociais, a aquisição do Twitter por Musk pode provocar um aumento ainda maior. conflagração.
“É uma tempestade política em ambos os lados do corredor”, disse Ives. “Há consequências inesperadas. Uma coisa é ser usuário, outra coisa é ser o proprietário.”
“A controvérsia encontra Musk quase diariamente”, disse o analista. “Há mais perguntas do que respostas.”
O Twitter respondeu à maior pergunta encarando Musk e vencendo: ele agora será o dono da plataforma. Quanto ao que acontece a seguir, não há como saber, com o imprevisível Musk pronto para assumir o comando.