O Observatório Neil Gehrels Swift da NASA enfrentou dificuldades após 17 anos de serviço amplamente tranquilo. O explorador em órbita entrou no modo de segurança depois de detectar uma “possível falha” em uma das seis rodas de reação usadas para mudar de atitude. Embora não esteja claro exatamente o que (se alguma coisa) deu errado, a NASA interrompeu as observações científicas baseadas em direção até que possa dar tudo certo ou continuar as operações com cinco rodas.
Este é o primeiro problema potencial da roda de reação desde que o Observatório Swift começou a operar em fevereiro de 2005, disse a NASA. O resto do veículo está funcionando corretamente.
O Observatório Swift desempenhou um papel importante na astronomia nas últimas duas décadas. Foi construído principalmente para detectar rajadas de raios gama e detecta cerca de 70 por dia. No entanto, tem sido cada vez mais usado como um observador abrangente em vários comprimentos de onda, detectando erupções solares e estrelas difíceis de encontrar. A NASA não terá necessariamente problemas sérios se o Swift tiver um problema duradouro, mas claramente se beneficiaria de manter a espaçonave funcionando o mais suavemente possível.