A subvariante BA.2 da cepa Ômicron altamente infecciosa do coronavírus que causa o Covid-19 ainda parece não ser mais letal do que o Ômicron original, disse a Organização Mundial da Saúde na terça-feira. A informação é do Market Watch.
“BA.2 difere de BA.1 em sua sequência genética, incluindo algumas diferenças de aminoácidos na proteína spike e outras proteínas”, disse a agência em uma atualização semanal, acrescentando que deve continuar a ser monitorado como uma sublinhagem distinta da Ômicron pelas autoridades de saúde pública.
Enquanto BA.2 é mais infeccioso que a Ômícron original, a diferença é muito menor do que a diferença entre delta e Ômícron. E, por enquanto, “ainda há um declínio relatado no total de casos em todo o mundo”.
Os EUA estão com uma média de 81.823 casos de Covid por dia, uma queda de 66% em relação a duas semanas atrás, de acordo com um rastreador do New York Times, à medida que o aumento de casos causados pela Ômicron continuam a diminuir em relação ao pico de janeiro.
A média de hospitalizações nos Estados Unidos é de 62.464 por dia, uma queda de 44% em relação a duas semanas atrás.
As mortes estão finalmente começando a cair, uma queda de 24%, para uma média de 1.960 por dia.
Globalmente, a contagem de casos agora é de 428 milhões, enquanto o número de mortos está acima de 5,9 milhões.
Os EUA continuam a liderar o número de casos, com 78,6 milhões, e 939.902 mortes.