InícioSaúdeVale a pena cochilar?

Vale a pena cochilar?

spot_img

Muitas pessoas têm um relacionamento confuso com descansos durante toda a vida. Quando jovem, você tenta evitar o máximo que consegue; quando você se torna adulta, dormir pode parecer o paraíso. No entanto, embora um cochilo possa ser difícil de encaixar na rotina, muitas pessoas conseguem. Um centro de saúde descobriu que 33% dos adultos sabem como tirar uma soneca em dias úteis de trabalho.

Tem havido muita conversa sobre cochilos, se eles sequer servem para algo. No entanto, os especialistas dizem que há muitas vantagens em tirar uma soneca – especialmente se você fizer isso da maneira certa.

Aqui está o que você deve saber sobre cochilos e também quando deve (e não deve) fazer.

Para a maioria das pessoas, tirar uma soneca traz grandes benefícios.

Cochilar pode ajudá-lo a recarregar as energias para o resto do dia. “Cochilar pode proporcionar um pouco de descanso no meio do dia, o que é útil para se refrescar física e cognitivamente”, disse a Dra. Kelly Waters.

Mas muitas das vantagens de cochilar estão alinhadas com os benefícios de dormir o suficiente regularmente, disse o especialista em sono Dr. W. Christopher Winter. “É ótimo se você conseguir dormir de sete a oito horas por noite. Mas, se não conseguir, cochilar é uma boa maneira de preencher o tempo que falta”, diz ele.

Isso significa que, se você fizer certo, cochilar pode ajudá-lo a se sentir menos sonolento, melhorar sua capacidade de aprendizado, ajudá-lo a se lembrar melhor das coisas e a manter suas emoções sob controle, diz Winter.

Cochilar pode ajudar a apoiar o processo de cicatrização.

Tirar uma soneca quando você está doente é um sinal de que seu sistema imunológico está fazendo o trabalho dele, diz Waters. “Quando você está doente, suas células imunológicas liberam mensageiros químicos curar o corpo”, explica ela. “Esses mensageiros também deixam você sonolento.”

Tirar uma soneca também pode permitir que o sistema imunológico do seu corpo faça o que precisa para ajudá-lo a melhorar. “Como a função do sono é reparar e rejuvenescer, faz sentido que, quando você está doente, dormir ajude a reparar e curar”, diz Waters. Tirar uma soneca (ou sonecas) quando você está doente é “especialmente útil se sua doença estiver interferindo na capacidade de dormir à noite”, nas palavras de Winter.

Existem alguns riscos para a saúde associados aos cochilos.

Nem todos os cochilos são benéficos, no entanto. Os cochilos têm sido associados a vários problemas de saúde em adultos, incluindo pressão alta e derrame. Um estudo recente com 358.451 pessoas descobriu que os participantes que cochilavam tinham 12% mais chances de desenvolver pressão alta e 24% mais chances de sofrer um derrame em comparação com as que não cochilavam. E, se a pessoa tinha menos de 60 anos, cochilar frequentemente aumentava o risco de desenvolver pressão alta em 20% se comparadas com quem nunca o engaja.

Cochilos mais longos, como uma hora ou mais de cada vez, também foram associados a um maior risco de diabetes, doenças cardíacas e depressão.

Mas Winter diz que é difícil dizer se é o próprio cochilo que está levando a essas condições de saúde ou se cochilos frequentes são um indicador de que alguém tem um problema de saúde subjacente. “Os estudos têm dificuldade em controlar essas variáveis”, diz ele.

Ainda assim, Winter nos conta que há um “tempo ideal” do sono. “Há uma diferença entre ser pai de crianças pequenas que estão tirando uma soneca porque dormiram apenas quatro horas e tirar uma soneca de três horas depois de dormir oito horas na noite anterior”, ressalta. “Pesquisas mostraram que quando as pessoas não dormem o suficiente, isso leva a doenças, mas quando você dorme além do necessário, o mesmo pode acontecer.”

Certas pessoas devem evitar cochilar.

Especialistas dizem que os cochilos podem ser úteis para muitas pessoas, mas nem todos devem tentar dormir no meio do dia. “Cochilar pode não ser útil se você não se sentir revigorado [ao acordar], tiver dificuldades para dormir à noite ou se não conseguir tirar uma soneca por um período de tempo mais curto”, diz Water.

Se você tem insônia, é melhor evitar cochilos, se puder, diz ela. “O cérebro registra uma cota diária de sono e cochilar reduz essa cota”, diz ela. “Existem fatores que se acumulam enquanto acordado que desencadeiam a sonolência. Cochilar as reduz e a mensagem de sono não é tão forte – portanto, não há um esforço tão grande para dormir e permanecer dormindo.”

Winter reconhece que é “muito atraente” tirar uma soneca se você luta contra a insônia. Mas, acrescenta, “Tem que ter cuidado ao cochilar depois de uma noite sem sono, porque isso pode perpetuar o problema”.

Isso pode preservar as funções cerebrais à medida que você envelhece.

Tirar sonecas durante o dia pode ajudar seu cérebro a se manter saudável à medida que você envelhece, segundo pesquisas recentes. Um estudo analisou amostras de DNA e exames cerebrais de 35.080 pessoas com idades entre 40 e 69 anos.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que cochilavam habitualmente tinham um volume cerebral total maior (que está associado a um risco reduzido de desenvolver demência e uma série de outras doenças) do que aqueles que não cochilavam. Esse volume cerebral foi equivalente a 2,5 a 6,5 anos de envelhecimento, disseram os pesquisadores.

“Nossas descobertas sugerem que, para algumas pessoas, cochilos curtos durante o dia podem ser uma peça do quebra-cabeça que pode ajudar a preservar a saúde do cérebro à medida que envelhecemos”, disse a autora sênior Victoria Garfield.

Os pesquisadores deste estudo em particular não analisaram a duração desses cochilos, mas estudos anteriores descobriram que os cochilos de 30 minutos ou menos traziam mais benefícios para a saúde do cérebro.

Existem sim sonecas longas demais.

Assim como quando você dorme à noite, seu corpo pode passar por diferentes estágios do sono enquanto você cochila. Se você dormir por 30 minutos ou mais, seu corpo pode entrar no sono de ondas lentas, o que pode fazer você se sentir sonolento depois, diz Winter. Isso se chama a “inércia do sono”.

“Se você se deitar e tirar uma soneca de duas horas, pode se sentir pior do que antes”, explica Winter. “Você começa a entrar em ciclos de sono dos quais é difícil acordar.”

É por isso que a duração ideal da soneca é de 15 a 30 minutos, diz Waters. “Você quer que sua soneca apenas o ajude a melhorar seu sono”, diz Winter.

Pronto para uma soneca? Encontre um espaço tranquilo, tire os sapatos e esteja confortável. “Se o sono acontecer, incrível”, diz ele. “Se não, pelo menos você teve um tempo para descansar.”

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui