A principal criptomoeda voltou a cair nas últimas 24 horas, desta vez a queda foi de 4%, derrubando o Bitcoin para US$ 19.200, o ritmo de perdas se acentou desde o final da semana passado após a divulgação da previsão de inflação de 9,1%, acima dos 8,8% projetados pelo mercado, o maior índice em quatro décadas.
O sinal de alerta para uma recessão nos Estados Unidos é alto e isso pode chegar a outros países nos próximos meses, inclusive o Brasil, levando o mercado para tendência de baixa e aumentando a pressão sobre as criptomoedas.
O portal Barron’s conta que enfrentando a inflação mais alta em décadas, o Federal Reserve já agiu agressivamente para apertar a política monetária e deve continuar fazendo isso enquanto os preços permanecerem quentes. O medo nos mercados é que isso possa prejudicar a demanda a ponto de causar uma recessão, o que seria um problema para apostas arriscadas como o Bitcoin.
O número do CPI acima do esperado provavelmente assustou os investidores, aumentando a perspectiva de um Fed mais severo. De qualquer forma, o lançamento baixou as ações na quarta-feira, abrindo o caminho para os ativos digitais seguirem. Embora as criptos devam, em teoria, ser negociadas como ativos não correlacionados, o Bitcoin e seus pares mostraram estar alinhados com as ações, e especialmente as ações de tecnologia.
“Os mercados continuam esperando um pico de inflação e ficam decepcionados”, disse David Donabedia, diretor de investimentos da CIBC Private Wealth. “Isso provavelmente significa movimentos de 75 pontos base nas reuniões de julho e setembro [do Fed] … Não há nada positivo para os mercados neste relatório.”
Mas pelo menos um analista acredita que a desvantagem do Bitcoin pode ser silenciada porque os investidores esperavam um número CPI mais alto.
“O mercado tem precificado em altos números de inflação esta semana, então uma desvantagem para o Bitcoin pode ser limitada do que o esperado anteriormente. No entanto, não podemos ser muito otimistas”, disse Yuya Hasegawa, analista da exchange de criptomoedas Bitbank, antes do lançamento do CPI.
No entanto, do ponto de vista técnico, é possível que notícias ruins contínuas possam levar a uma venda mais dolorosa de criptos.