15.9 C
Paraná
domingo, junho 23, 2024
InícioTurismoParaná tem centenas de destinos turísticos inexplorados

Paraná tem centenas de destinos turísticos inexplorados

spot_img

Muitos paranaenses não conhecem as belezas naturais do Estado e nem sabem que das belezas naturais e atrativos estão bem perto, com custos inferiores de tempo, estadia e transporte. O turismo local envolve ecoaventura, religiosidade, história, cultura, gastronomia, atividades náuticas, montanhismo, sol e mar em cenários inesquecíveis.

Temos para conhecer a Mata Atlântica, as praias do Litoral, cachoeiras e as águas cristalinas das praias de água doce, resorts e pousada. Festejos populares, artesanato, vinhos e cervejas artesanais, culinária regional formam o patrimônio farto em diversidade.

O Estado também abriga uma das maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional, em Foz do Iguaçu, um dos destinos mais movimentados do mundo. 

São 19 regiões turísticas, cada uma com suas riquezas e especialidades. São elas: Águas do Arenito Caiuá – Caminho das Águas – Campos Gerais – Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu – Cinturão Verde – Ecoaventuras Histórias e Sabores – Encanto dos Ipês – Encontro de Águas e Biomas – Entre Matas, Morros e Rios – Lagos e Colinas – Litoral do Paraná – Norte do Paraná – Norte Pioneiro – Riquezas do Oeste – Rotas do Pinhão – Sul do Paraná – Terra dos Pinheirais – Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.

O Governo investe no setor, que é um dos mais importantes para a economia do Estado. Neste momento está em andamento a 4ª edição da Caravana de Crédito Fomento Turismo, uma iniciativa da Fomento Paraná e da Secretaria estadual do Turismo do Paraná, que percorre 31 municípios com potencial como atrativos turísticos.

Além da injeção de recursos, há também capacitação de trabalhadores para o setor. O Programa Turismo em Foco, parceria entre o governo estadual e o Senac, visa atender a demanda do setor por mão de obra especializada, capacitação de moradores dos destinos turísticos para a inserção no mercado de trabalho. No total, são ofertados 27 cursos, com a previsão de qualificar 4 mil profissionais.

Confira a diversidade de atrativos do Paraná:

RELIGIOSO – Popular entre os viajantes movidos pela fé ou o interesse em construções religiosas. As opções são ecléticas: a arquitetura da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá, inspirada no satélite soviético Sputnik, além de ser considerado o 10° monumento religioso mais alto do mundo; a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, de Curitiba; o Centro Cultural Islâmico em Foz do Iguaçu, com a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab; e a Rota do Rosário, que envolve santuários, museu e mosteiros das regiões que abrangem o Norte Pioneiro e os Campos Gerais.

ECOTURISMO – Esse recorte é voltado ao contato do turista com a natureza. Além de carregar consigo as bandeiras de respeito e preservação dos espaços naturais, a fauna e a flora, a utilização consciente de recursos, a sustentabilidade e práticas saudáveis de turismo.

Os destaques são Foz do Iguaçu, as florestas de Sengés, as cachoeiras gigantes em Prudentópolis, o Cânion no Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, o Parque Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix, que abriga diversas espécies de animais em extinção, e as formações e transformações geológicas no Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa.

NEGÓCIOS E EVENTOS – A modalidade pode ser definida como uma série de atividades que envolvem toda a cadeia produtiva do setor, desde hospedagem até alimentação. É voltada a quem busca fazer negócios e firmar parcerias em diferentes setores. Este segmento é considerado, também, um estímulo a novas parcerias e convênios que incrementam a economia e os negócios. A Capital do Estado ocupa papel de destaque, seguida por Foz do Iguaçu e outras grandes cidades, como Londrina e Maringá.

TURISMO DE AVENTURA – O turismo de aventura vem ganhando força. As atividades estão nos espaços naturais, proporcionado aos viajantes experiências, desafios e uma alta carga de adrenalina. Elas dão aos turistas novas sensações de liberdade e superação. As opções estão nas trilhas e escaladas no Pico Paraná, entre Antonina e Campina Grande do Sul, práticas de mergulho e rafting nas praias de água doce de Porto Rico, o cicloturismo nas estradas da cidade de Terra Roxa, além das atividades aquáticas de água doce na cidade de Carlópolis.

Este segmento também recebeu forte impulso do Governo do Estado com a criação dos Jogos de Aventura e Natureza, uma iniciativa inovadora, que une a prática esportiva e o turismo, pois acontece de forma itinerante em cenários paranaenses que chamam atenção pela beleza da natureza. O objetivo é incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população.

TURISMO GASTRONÔMICO – A gastronomia de um local diz muito sobre seu povo e sua história e é componente que enriquecem as experiências durante a viagem. Um bom exemplo de turismo gastronômico no Paraná é o famoso barreado de Morretes, que também é servido em Antonina e Paranaguá. Outra iguaria paranaense é a carne de onça, prato famoso em bares e restaurantes que também carregam um pouco da história de Curitiba.

O carneiro no buraco de Campo Mourão se tornou um ícone gastronômico na década de 1960. O Paraná também tem pratos com pinhão e erva-mate. Os pratos à base de peixe (Pirá de Foz, em Foz do Iguaçu, Peixe com Gengibre, Carrossel de Peixe e Pintado na Telha, pratos típicos de regiões banhadas por rios) também incrementam as atividades náuticas. Outro destaque fica para a herança cultural e as comidas polonesas, ucranianas, italianas e asiáticas.

TURISMO RURAL – A calmaria da zona rural é outro ambiente que atrai amantes da natureza e da simplicidade sem abrir mão do conforto, com comida no fogão a lenha, trilhas e cachoeiras no meio de um exuberante ambiente verde. Costumes tradicionais como rodeios, feiras agropecuárias e festas temáticas incrementam os passeios em todas as épocas do ano. O Paraná agora se prepara para realizar, em Maringá, o maior São João do Sul. A primeira edição aconteceu neste ano e surpreendeu pela organização e recorde de público.

DESTINOS IMPERDÍVEIS – O Paraná tem ainda o turismo de experiência nos campos de alfazema e girassóis, a viagem inesquecível a bordo de um trem charmoso pela Serra do Mar, e hotéis em águas termais ou banhadas por grandes alagados.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui