24 C
Paraná
terça-feira, julho 23, 2024
spot_img
InícioCuritibaPasseio Público completa 137 anos

Passeio Público completa 137 anos

spot_img

O Passeio Público de Curitiba, considerado o parque mais antigo e central da cidade, completa 137 anos nesta terça-feira, 5 de maio. Tradicional e moderno. O espaço também serve de palco para comemorações marcantes na capital, como o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais e Auto de Fundaço, que fazem parte da rotina de estudantes e trabalhadores que passam pela região.

O espaço ganhou uma região de contemplação disposta à beira do lago e que deverá ficar visível para quem passar pela Rua Luiz Leão. O parque mais tradicional de Curitiba tem pedrinhas, bancos de madeira e um novo paisagismo com canteiros que dão charme.

Para acomodar o revestimento de cascalho, o solo no local do antigo restaurante foi compactado. O novo visual também inclui paisagismo e novas postagens. Além disso, o antigo coreto, hoje Coreto Digital, possibilita a transmissão das atrações culturais da cidade.

A criadora de pipocas Marina Aparecida, 72 anos, há muito tempo no Passeio Público, conta como a reforma mudou o Passeio Público e a ligação dos curitibanos e veranistas com o local.

Juris Tarvids, um turista da Letônia, concorda. A área de lazer é extremamente linda e maravilhosa como os parques do país onde moro”. Ele foi levado pelo companheiro Ivo Marcos, que mora em Curitiba há bastante tempo.” Ele confessa: “Venho ao Centro sempre que posso visitar o meu sítio preferido apesar de viver no Bigorrilho.”

O programa Rosto da Cidade, que inclui também a revitalização de fachadas de prédios históricos da capital, inclui a obra do Passeio Público. A lateral da área de lazer é mais iluminada, com 16 poços com luminárias de inovação Drove coordenados em direção ao calçadão da Rua Luiz Leão, em um trecho de quase 500 metros. Os postes de oito metros de altura garantem a segurança dos pedestres noturnos.

Nesse trecho estão localizados o Colégio Estadual do Paraná, a Casa do Estudante Universitário e a estação Passeio Público do metrô.

O Passeio Público abrigou o principal zoológico da cidade e foi palco de momentos marcantes da vida social e de antigas histórias de Curitiba. Maria Alda decolou de balão em 1909, mas acabou pousando desajeitadamente no telhado da Catedral Metropolitana, na Praça Tiradentes.

Emiliano Perneta, um simbolista, foi coroado “Príncipe dos Poetas do Paraná” em 1911 na ilha então conhecida como Ilusão. O portão histórico do Cemitério dos Cães parisiense serviu de inspiração para os portões do Promenade.

Na década de 1970, com a cimentação e o desvio do Córrego Belém na Rua Ivo Leão, o lago passou a ser atendido por água de poços artesianos.

Os pequenos animais que ficaram para trás quando o Zoológico foi transferido para o Parque do Iguaçu, em 1982, estão agora alojados no Passeio, que funciona como sede do departamento.

aberto das 6h às 20h, de terça a domingo. Às segundas-feiras, passa pelo suporte.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui