Um levantamento realizado em 33 empresas com funcionários distribuídos em seis países que reduziram a carga de trabalho de seus funcionários para quatro dias, ou 32 horas por semana, iniciado em fevereiro de 2022, fornece a evidência mais recente e possivelmente mais persuasiva para a mudança para uma jornada semanal de quatro dias.
O experimento do mundo real foi criado pela 4 Day Week Global para ver se os funcionários poderiam ser tão produtivos em 80% do tempo com o mesmo salário. Os resultados foram em sua maioria positivos: os participantes do programa relataram aumento de receita, melhoria da saúde e bem-estar dos funcionários e um impacto ambiental positivo. Além disso, uma centena de empresas adicionais que empregam milhares de pessoas estão considerando ou já implementaram a mesma estratégia após o sucesso.
Portanto, se você já tentou convencer seu chefe a mudar para uma semana de trabalho de quatro dias, esta é a prova mais convincente de que isso é possível. As conclusões do novo relatório foram inequívocas: todos ficaram melhores com a semana de trabalho de quatro dias.
Os funcionários da Soothing Solutions, uma empresa com sede em Dundalk, na Irlanda, que fabrica pastilhas para tosse para crianças, estavam céticos no início do teste de que uma semana de trabalho de quatro dias seria viável ou lucrativa. No entanto, Sinéad Crowther e Denise Lauaki, as fundadoras, tinham grandes esperanças. Quando Crowther soube do programa da 4 Day Week em 2021, ela o viu como um meio de atrair e reter talentos porque a dupla queria estabelecer uma cultura focada nas pessoas quando a empresa foi fundada em 2017.
Nenhum funcionário deixou a Soothing Solutions desde sua primeira contratação no ano passado, e Crowther me disse que o brilhante feedback anedótico sobre a semana de trabalho de quatro dias quase a levou às lágrimas. Ela me disse que um de nossos funcionários teve a oportunidade de passar três ou quatro dias por semana com um pai idoso com doença terminal. Ela afirmou que não pode recuperar esse tempo. Em qualquer outro trabalho, ela não teria que fazer isso.” Crowther afirmou, “acontece que ela é uma fotógrafa fantástica!” que outro trabalhador foi capaz de perseguir sua paixão pela fotografia durante seu tempo livre.
Os fundadores da Soothing Solutions não têm nada com que comparar sua expansão porque a empresa começou a operar em uma semana de quatro dias. No entanto, Crowther não está preocupado com quaisquer efeitos negativos potenciais que uma semana de quatro dias possa ter nos negócios, mesmo com a expansão da empresa. Soothing Solutions tinha acabado de ser lançado na Amazon e vendido pela primeira vez no Reino Unido quando conversamos. Com planos de expansão, seus produtos estão disponíveis na Irlanda, Irlanda do Norte, Chipre e Escócia. Ela afirmou: “Não temos absolutamente nenhuma preocupação.” Mesmo que pareça loucura, funciona.”
A 4 Day Week Global é uma plataforma comunitária sem fins lucrativos que ajuda as empresas a implementar a semana de trabalho de quatro dias e financia pesquisas sobre o futuro do trabalho. Depois que um programa experimental histórico na Perpetual Guardian, empresa neozelandesa de seu cofundador Andrew Barnes, foi bem-sucedido, a organização foi estabelecida. O grupo colaborou com acadêmicos da Harvard Business School, da Universidade de Oxford e da Universidade da Pensilvânia para realizar testes em empresas e avaliar os resultados.
Logo após a Grande Renúncia e o apelo dos funcionários para repensar a forma como trabalhamos, o movimento de quatro dias por semana está ganhando força. Em 2021, a startup de tecnologia Bolt foi o primeiro unicórnio a testá-lo. O sucesso foi tanto que, após três meses, foi implementado. Outros testes que usaram semanas mais curtas também foram bem-sucedidos: um teste realizado em 2021 na Islândia produziu resultados positivos, e um trabalho de pesquisa publicado em 2019 pela Henley Business School descobriu que a produtividade dos funcionários aumentou em dois terços das empresas que operam. em uma semana de quatro dias.
No entanto, há alguma resistência. Uma semana mais curta pode resultar em um aumento na carga de trabalho diária dos funcionários, o que pode não reduzir o estresse, mas aumentá-lo. Pode não ser possível estender o programa ao longo do ano para empresas que experimentam períodos significativamente mais movimentados em feriados ou durante o verão. Além disso, muitas empresas, incluindo seguradoras e estabelecimentos bancários que exigem atendimento ao cliente 24 horas por dia e organizações de notícias que operam em um ciclo de notícias de 24 horas, não conseguem fechar nem por um único dia por semana. No entanto, nesses casos, as empresas podem abordar a semana de trabalho de quatro dias da mesma maneira que fazem nos fins de semana: basta organizar os horários das equipes para garantir que estejam sempre trabalhando.
A pressão atual por uma semana de trabalho de quatro dias não é a primeira tentativa de derrubar o modelo convencional de emprego. Seis dias compunham a semana de trabalho típica dos Estados Unidos até 1926. A semana de trabalho na empresa de Henry Ford foi então reduzida para cinco dias. Ele pensou que dar aos trabalhadores um dia de folga adicional os tornaria mais produtivos e lhes daria mais tempo livre para gastar mais dinheiro, esperançosamente em automóveis Ford. Depois que os trabalhadores se organizaram em apoio à mudança, o Fair Labor Standards Act estabeleceu uma semana de trabalho de 44 horas como resultado dessa tendência; A semana de trabalho de 40 horas agora exigida foi estabelecida em 1940 por uma emenda. Agora, avançando rapidamente para o presente, parece que nossas normas estão mais uma vez prontas para mudanças.
Barry Prost, um dos cofundadores da empresa irlandesa Rent a Recruiter, que presta serviços especializados para aquisição de talentos, participou do trial de quatro dias por semana durante seis meses com a intenção de combater a rotatividade de pessoal, que se tornou um problema para muitas empresas desde a pandemia de coronavírus. A Rent a Recruiter já estava migrando para um modelo de trabalho remoto permanente quando a pandemia começou e, quando a empresa ouviu falar do programa, decidiu tentar também a semana de quatro dias. Era especialmente importante para Prost garantir que a mudança não prejudicasse os clientes. Apesar dessas ressalvas, Prost me informou que os clientes não apenas apoiaram a alteração do cronograma, mas também perguntaram sobre como colocar a política em vigor para eles próprios.
É importante ressaltar que a nova estratégia melhorou significativamente a pequena startup de 20 pessoas. Os lucros brutos da Rent a Recruiter dobraram durante o período experimental de seis meses, e a empresa estimou que a produtividade de seus funcionários também dobrou. Embora não fosse a primeira coisa que motivou Prost, ele me informou que as vantagens afetaram mais do que apenas os resultados da empresa. Temos uma gerente que também é psicoterapeuta; curiosamente, ela agora pode dedicar mais tempo à sua prática terapêutica “, afirmou. Agora temos mães e pais que podem buscar e deixar seus filhos nas sextas-feiras, algo que não poderiam fazer de outra forma.
O teste também foi associado a um aumento na receita entre as empresas participantes, apesar da importância do bem-estar e retenção da equipe. A receita combinada das 16 empresas no teste que forneceu dados de receita aumentou 8,14% ponderado pelo tamanho, quase 40% maior do que o crescimento da receita durante o mesmo período de seis meses do ano passado para algumas das empresas.
Os participantes dos ensaios não relataram praticamente nenhuma desvantagem. Na pesquisa final para os participantes, nenhuma das 27 empresas respondeu que planejava retornar a uma semana de cinco dias. Além disso, quase todos os 495 funcionários que participaram do teste desejavam manter a semana de trabalho de quatro dias. Pesquisas pós-teste indicaram que todos, de CEOs e gerentes a funcionários juniores, viram benefícios significativos, e um novo teste em todo o Reino Unido está em andamento.