Um antigo complexo de piscinas espanhol que já foi cheio de banhistas felizes e salpicos de água foi enterrado e negligenciado por séculos. Não mais.
Uma casa colorida está escondida no cruzamento de duas ruas estreitas em Toledo. De acordo com as fotos fornecidas pelo Consórcio Toledo, a fachada bege e amarela pálida do prédio de quatro andares apresenta várias varandas e uma loja no nível da rua.
Há mais na casa do que aparenta sob seu exterior convidativo.
O Toledo Consortium disse em um comunicado à imprensa na quinta-feira, 9 de março, que os arqueólogos descobriram as ruínas de uma grande casa de banho romana construída no século II d.C. no porão da casa.
Em um comunicado de imprensa anterior, a cidade afirmou que as escavações da casa de banho revelaram um complexo de dois andares. O antigo prédio ficava apenas cerca de 6 metros abaixo das ruínas, que estavam enterradas há séculos.
No andar superior, os arqueólogos descobriram vários frigidários – também conhecidos como piscinas de água fria – e galerias de serviço no andar inferior. As estruturas em ruínas e cobertas de lama são retratadas em fotos.
Segundo especialistas, as galerias inferiores serviam como uma espécie de rede por onde os trabalhadores podiam passar sem serem notados pelos banhistas. Além de controlar os níveis de água nas piscinas, os trabalhadores abasteceriam os fornos que aqueciam as piscinas acima e as limpavam.
Nos escombros, foram descobertos alguns desses canos de abastecimento de esgoto e água. Arqueólogos relataram que uma base de coluna, fragmentos decorativos de arquitetura de mármore e cerâmicas altamente valiosas também foram descobertas sob a casa.
De acordo com a Britannica, as casas de banho romanas, também conhecidas como termas, eram complexos grandes e uniformes onde as pessoas tomavam banho, relaxavam e socializavam. Normalmente, havia três tipos diferentes de piscinas nos edifícios: piscinas quentes, piscinas frias e piscinas quentes. as três poças distintas em temperatura decrescente.
As piscinas de 1.800 anos, de acordo com as autoridades da cidade, são o mais importante complexo de banho público romano já descoberto na Espanha. O complexo está agora pronto para reabrir ao público após a conclusão do trabalho de restauração.
Os visitantes podem ter uma visão direta do interior das ruínas graças a uma passarela de vidro que pode ser vista correndo sobre as piscinas nas fotos. Um fragmento de mármore é visto no chão em uma área rosa-laranja pálida das ruínas em outras fotografias.
Após a Páscoa, que será celebrada no domingo, 9 de abril, a prefeitura começará a oferecer visitas programadas ao complexo balneário. De acordo com as autoridades da cidade, as escavações e a restauração das piscinas romanas estão em andamento. Milagros Tolón, prefeito de Toledo, visitou o local antes da reabertura e compartilhou fotos no Facebook.
Madri fica a aproximadamente 45 milhas a sudoeste de Toledo.