InícioCiênciaPor que a pesquisa científica é essencial para a...

Por que a pesquisa científica é essencial para a sobrevivência humana

spot_img

Investigamos a questão altamente controversa da cultura publicar ou perecer, que diz respeito à taxa na qual a pesquisa é publicada. Hoje, as teorias da conspiração apenas nos desviam ainda mais da verdade sobre nosso lugar no universo porque poucas pessoas confiam na ciência.

Neil deGrasse Tyson investigou mais de um século de pesquisa astrofísica enquanto trabalhava como pós-doutorado na Universidade de Princeton e chegou à conclusão de que houve um tempo distinto de duplicação. Embora Tyson reconheça que isso é difícil para nós humanos compreendermos, conceitos exponenciais como esses explicam por que há muito mais pesquisas publicadas hoje do que no passado. A informação continua a multiplicar-se vertiginosamente e, perante isto, sentimos que vivemos tempos excecionais.

Mesmo que não haja nada verdadeiramente único em nosso bipe no tempo, isso não significa que devemos parar de fazer perguntas. Na verdade, a chave para a sobrevivência humana a longo prazo é basear-se em pesquisas anteriores, fazendo perguntas mais sutis e procurando suas respostas.

Mesmo que não haja nada verdadeiramente único em nosso bipe no tempo, isso não significa que devemos parar de fazer perguntas. Na verdade, expandir a exploração do passado, fazendo perguntas mais sutis – e procurando por suas respostas – é vital para a longa resistência humana.

Em 1995, Tyson iniciou sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Princeton. Ele estudou o tempo de duplicação da pesquisa publicada no The Astrophysical Journal entre 1895 e 1995, uma revista revisada por pares que cobre avanços em astrofísica e astronomia. De acordo com as descobertas de Tyson, a revista publicou mais pesquisas em qualquer período de 15 anos do que em toda a sua história. Isso indica que a taxa de publicação aumentou exponencialmente (o crescimento exponencial indica que a taxa de crescimento se torna cada vez mais rápida em proporção ao total crescente). Ele descobriu que essa taxa era aproximadamente a mesma em todos os campos científicos.

Embora o pensamento linear esteja arraigado nos seres humanos, o conhecimento se expande exponencialmente. Portanto, como compreendemos as ideias exponenciais?

Uma maneira é observar a rapidez com que as patentes nos Estados Unidos cresceram no século 21: o número de patentes concedidas entre 2010 e 2020 foi maior do que o número concedido entre 1960 e 2000.

Tyson escreve em seu novo livro, Brilliant Courier: De acordo com Cosmic Perspectives on Civilization, “toda próxima geração pode usar as descobertas da geração anterior como novos pontos de partida” quando “sistemas em vigor para disseminar o pensamento, como conferências científicas, diários.” Por exemplo, o desenvolvimento da navegação GPS foi possibilitado pela Teoria da Relatividade de Einstein. Se Einstein não tivesse examinado a síntese de nosso universo, ainda estaríamos usando guias de papel para ir do ponto A ao ponto B, em vez de pegar um Uber.

O costume bem estabelecido de exploração lógica distribuída implica algo mais à medida que você progride em sua vocação escolar. Para um aluno substituto, seu exame deve ser publicável, a fim de que você se destaque para os gerentes. Seu trabalho mais recente precisa ser tão bom quanto o trabalho publicado anteriormente para que cientistas estabelecidos publiquem novas pesquisas. Os cientistas são pressionados a publicar em cada um desses cenários, a fim de avançar em suas carreiras ou correm o risco de não publicar trabalhos dignos de nota o suficiente.

O que alguns podem chamar de “cortar salame” é um dos efeitos mais prejudiciais da cultura de publicar ou morrer. Em vez de conduzir sua pesquisa como um todo e concluir com todas as descobertas, os pesquisadores irão propositadamente fatiar e dividir suas descobertas em várias publicações. Isso resulta em uma publicação diluída com menos impacto devido a uma variedade de problemas, incluindo a relutância do leitor em confiar em sua pesquisa.

Isso tem o potencial de adulterar a integridade da pesquisa científica, incluindo viés de publicação e restrições orçamentárias. Por outro lado, os pesquisadores estão trabalhando mais juntos, criando uma vasta rede de cientistas que podem colaborar para responder e investigar novas questões.

Vamos considerar a ameaça representada pelos asteróides para compreender por que a pesquisa científica é essencial para a sobrevivência humana.

Em 2021, a missão de teste DART (Double Asteroid Redirection Test) foi lançada pela NASA. Apenas alguns meses atrás, o DART fez uma colisão deliberada com o pequeno asteróide Dimorphous, que rendeu informações significativas sobre estratégias para evitar catástrofes na Terra. Uma geração de pensadores e cientistas tecnologicamente experientes foi capaz de encontrar respostas para perguntas sobre asteróides que, de outra forma, nunca saberíamos perguntar, dada a já extensa história da astronomia e astrofísica e o crescimento exponencial do conhecimento hoje.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui