24.2 C
Paraná
terça-feira, fevereiro 25, 2025
spot_img
InícioCuritibaPL da concessão da Pedreira do Atuba vai à...

PL da concessão da Pedreira do Atuba vai à ALEP

spot_img

A Pedreira do Atuba, localizada na divisa entre Colombo e Curitiba, deverá ser transformada em um grande espaço de lazer para a população.

De acordo com a proposta, a Pedreira funcionará como um espaço multiúso, podendo receber desde shows e exposições até servir como parque e atender a diversas práticas esportivas. O objetivo do executivo estadual é dar um novo uso à área, que poderá receber melhorias estruturais pela empresa gestora, impulsionando o desenvolvimento econômico da região.

A instituição responsável pela gestão será selecionada por meio de processo licitatório, devendo garantir a preservação ambiental do espaço, que possui aproximadamente 120 mil metros quadrados. O texto estabelece que a concessionária arcará com todos os custos e encargos pela manutenção do local.

“Mediante a concessão de uso proposta, pretende-se atrair capital privado para, em parceria com o Estado, viabilizar investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável na área, visando resguardar o patrimônio público, reduzir despesas custeadas pelo erário, preservar o meio ambiente e fomentar a economia local, além de promover a valorização da região”, diz um trecho do texto encaminhado pelo governador.

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, envolvido na elaboração da proposta, destacou que a concessão da Pedreira do Atuba faz parte da estratégia do governo para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Paraná por meio da atração de investimentos privados. “O Governo do Estado tem uma agenda muito clara de trazer o capital privado para participar de projetos do governo via concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs)”, afirmou.

Atualmente, a Pedreira do Atuba está desativada e representa gastos de manutenção do Estado com segurança e conservação. Com a concessão, o Estado economizará esses recursos, enquanto o espaço receberá investimentos para se tornar uma estrutura adequada para grandes shows e outros eventos de lazer e entretenimento.

No final de 2024, a Amep realizou duas consultas públicas e duas audiências públicas com a população da região, cujas contribuições foram incorporadas ao edital. Além disso, foram feitas sondagens de mercado, permitindo um diálogo entre o poder público e representantes do setor privado para aprimorar o processo licitatório e torná-lo atrativo para potenciais investidores.

“Promovemos várias conversas em Curitiba e Colombo para termos o melhor modelo possível de concessão, que concilie a criação de uma nova área para atividades esportivas, de lazer e de entretenimento para a população com a geração de empregos e renda na Região Metropolitana de Curitiba”, explicou o presidente da Amep.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui