Com o aumento dos casos de dengue na cidade, a Prefeitura de Ponta Grossa está intensificando os cuidados a partir desta sexta-feira (19) para garantir um atendimento eficiente aos pacientes com sintomas da doença. Uma tenda de triagem foi montada no estacionamento da UPA Santa Paula, juntamente com uma central de hidratação para o atendimento inicial de casos não urgentes. Todos os pacientes que chegam à UPA passam por uma triagem na tenda para determinar o grau de urgência. Os casos graves são encaminhados imediatamente para a sala de emergência, enquanto os casos classificados como verde, amarelo e vermelho são atendidos dentro da UPA. Em casos de dengue, após a consulta, o paciente é direcionado para a sala de hidratação dentro da unidade.
“A nossa preocupação é garantir que as pessoas recebam atendimento rápido em casos de suspeita de dengue. Pedimos a colaboração de todos para enfrentarmos essa situação, adotando medidas importantes em suas residências”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Se o caso não for de urgência, o paciente é atendido pelo médico na própria tenda. No entanto, a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf, reforça que os pacientes com suspeita da doença não devem ir diretamente à UPA, mas sim procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. “O critério de atendimento das UPAs continua seguindo o protocolo de classificação de risco, priorizando os casos mais graves. Por isso, recomendamos que os pacientes com suspeita de dengue busquem as unidades sentinelas, para que as UPAs possam focar no atendimento dos casos mais graves”, explicou.
Além disso, outras medidas estão sendo adotadas pela Prefeitura, como a criação de um espaço de hidratação dos pacientes na UPA Santana, a contratação de profissionais de saúde para suprir as demandas necessárias, e a contratação emergencial de serviços de ambulância para transporte e coleta de exames.